Formalmente acusado foi Alec Baldwin de homicídio involuntário

Após meses de especulação, Alec Baldwin e a armeira Hannah Gutierrez-Reed foram formalmente acusados de homicídio involuntário, no caso da morte de Halyna Hutchins, alvejada por uma arma durante as filmagens de Rust, em Outubro de 2021.

As acusações, que tinham sido anunciadas há duas semanas, surgem na sequência de mais um ano de especulação. “Depois de analisadas as provas e a legislação do estado do Novo México, foi determinado que existem evidências suficientes para apresentar acusações formais contra Alec Baldwin e outros membros da produção de Rust”, justificou, à data, a procuradora Mary Carmack-Altwies.
A directora de fotografia Halyna Hutchins morreu, durante um ensaio, em que Alec Baldwin apontou para uma câmara e a arma disparou, atingindo Halyna Hutchins no peito. Baldwin sempre recusou qualquer responsabilidade pela morte de Hutchins, declarando que munições reais nunca deveriam ter entrado no local da filmagem e garantindo que, além de a arma lhe ter sido passado como “fria”, ou seja, sem munições, não tinha disparado. No entanto, o FBI concluiu que “o revólver estava em boas condições e não podia ser disparado sem alguém puxar o gatilho”.

A investigação do departamento do xerife de Santa Fé ainda não determinou como é que as munições verdadeiras entraram no estúdio de filmagens.