FÓRMULA 1: Charles Leclerc dominou nos Estados Unidos
O piloto monegasco Charles Leclerc (Ferrari) venceu, domingo, o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, 19.ª prova da temporada, em que Lando Norris (McLaren) foi penalizado por ultrapassar Max Verstappen (Red Bull) fora de pista.
Leclerc, que largou da quarta posição da grelha, assumiu o comando logo na primeira curva, terminando com 8,562 segundos de vantagem sobre o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) e 19,412 sobre Verstappen, promovido ao terceiro lugar após uma penalização de cinco segundos a Lando Norris (McLaren), que o ultrapassou fora dos limites de pista.
Com estes resultados, o piloto neerlandês aumentou para 57 os pontos de vantagem para Norris no Campeonato do Mundo.
Entretanto, Andrea Stella, chefe da equipa da McLaren, apelidou de “inapropriada” a decisão envolvendo Lando Norris, que, segundo Stella, pode arruinar o seu sonho de conquistar o título mundial.
Os comissários de corrida penalizaram Norris ao retirar-lhe o terceiro lugar, por troca com Max Verstappen da Red Bull.
Tal aconteceu quando os dois pilotos lutavam pelo terceiro posto; Norris ultrapassou Verstappen a três voltas do fim, acabando por sair de pista no processo.
O colégio de comissários considerou que Norris ganhou uma vantagem indevida.
Assim, o piloto da McLaren, que terminou em terceiro na pista, foi penalizado em cinco segundos, sendo relegado para o quarto lugar.
Esta troca permitiu a Verstappen ganhar cinco importantes pontos na luta pelo título de pilotos.