FÓRMULA 1: Max Verstappen venceu ‘confusão’ na Áustria

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu, domingo, o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, a nona corrida da temporada, e reforçou ainda mais a liderança do Mundial de pilotos.

O neerlandês cumpriu as 71 voltas ao traçado do circuito de Spielberg em 01:25.33 horas, batendo por 5,155 segundos o monegasco Charles Lec-lerc (Ferrari), segundo classificado, enquanto o mexicano Sérgio Pérez (Red Bull) foi terceiro, a 17,188 do vencedor.

Verstappen alcançou a sétima vitória em nove provas já realizadas este ano, seguindo firme no topo do Campeonato do Mundo de pilotos, com 229 pontos, mais 81 do que Sergio Pérez, segundo.

A classificação final da corrida sofreu alterações, depois da Federação Internacional de Automobilismo ter revisto mais de 1200 possíveis infracções.

A decisão do órgão que rege o automobilismo mundial surgiu após a Aston Martin submeter um protesto por entender que várias situações de violação dos limites de pista ficaram por sancionar.

A FIA aceitou e anunciou que a classificação até então divulgada era provisória, já que iria rever “mais de 1.200 casos de potenciais violações dos limites de pista”. 

Em comunicado, o organismo garantia que os resultados seriam “actualizados assim que esses casos forem revistos”.

Horas depois, saíram as penalizações, após análise de todas as situações de possíveis irregularidades quanto a limites de pista. 

Oito pilotos foram penalizados, o que mudou a classificação final.

Carlos Sainz (Ferrari), que tinha terminado em quatro, caiu para o sexto posto, após ser penalizado em 10 segundos.