Fracassa plano dos Republicanos para impedir paralisação do Governo 

O plano da liderança Republicana da Câmara dos Representantes dos EUA para evitar a paralisação do Governo falhou hoje (29), sem os votos necessários para ser aprovado, deixando o país perante potenciais consequências económicas desastrosas. 

A iniciativa não foi aprovada pela oposição da ala dura do Partido Republicano, favorável ao ex-Presidente Donald Trump (2017-2021) e que já tinha expressado a sua oposição a qualquer medida provisória para financiar a Administração Pública além das 00:00 locais de domingo (1), quando se esgotarão todos os recursos disponíveis. 

O resultado da votação foi de 198 votos a favor do plano da liderança Republicana da câmara baixa do Congresso dos EUA e 232 contra, com votos negativos tanto por parte dos Republicanos leais a Trump como dos representantes do Partido Democrata. Enfrentando o desafio mais significativo à sua liderança até à data, McCarthy arrisca-se a provocar um grande confronto com os conservadores linha-dura se tentar aprovar uma extensão de financiamento de um mês, uma vez que argumentam que o Congresso 

deveria concentrar-se na aprovação de projectos de lei de despesas para o ano inteiro. A liderança do Partido Republicano espera que as disposições de segurança fronteiriça incluídas na medida temporária forcem a mão dos linha-dura. Mas mesmo que tal medida fosse aprovada na Câmara, os níveis de despesa e as medidas fronteiriças provavelmente a condenariam no Senado controlado pelos Democratas.