França: Em alerta máximo, escolas, monumentos e aeroportos são evacuados devido a ameaças de bomba anónimas

O caos esteve instalado em França esta semana. Vários aeroportos (Beauvais, Biarritz, Bordéus, Brest, Carcassonne, Lille, Lyon/Bron, Nantes, Nice, Pau, Rennes, Estrasburgo, Tarbes/Lourdes e Toulouse) viram os seus voos afectados e no total, 15 já chegaram a ser evacuados devido a ameaças de bombas anónimas ou bagagens abandonadas e suspeitas, avançou a polícia francesa.

Nos últimos dias, este tipo de situações multiplicou-se, tendo sido evacuados museus, estações de transporte públicos e escolas.

O Palácio de Versalhes foi evacuado pela terceira vez esta semana, depois de sábado ter sido dado o primeiro alerta. O Museu do Louvre e a Gare de Lyon também estiveram na lista de alertas desta semana.

Na manhã de segunda-feira, a escola secundária Gambetta, em Arras, onde um professor foi esfaqueado e morto, também foi evacuada devido a outro alerta de bomba.

O Governo francês mobilizou 10 mil polícias e activou o alerta máximo para ataque terrorista, destacando 7 mil soldados da operação ‘Sentinelle’, lançada no ano de 2015 pelo então Presidente François Hollande, devido à vaga de atentados ‘jihadistas’ que atingiu o país nesse ano (Bataclan e Charlie Hebdo).