Frank Dos Santos: ““Combater o Covid-19, dinamizar processo de vacinação e devolver a confiança dos pacientes no sistema de saúde são prioridades”
O Dr. Frank Dos Santos é um luso-americano que recentemente foi nomeado director médico (CMO) do Clara Maass Medical Center localizado em Belleville.
Natural de Elizabeth, Dos Santos nasceu no seio de uma família tradicional portuguesa e frequentou a Igreja Nossa Senhora de Fátima, onde foi um activo paroquiano.
Com raízes no Algarve, o Dr. Dos Santos cresceu com valores Portugueses e constituiu família também no seio da comunidade, “tenho muito orgulho de ser luso-americano, tenho memórias muito bonitas, das melhores da minha vida com a comunidade Portuguesa, na Ferry Street, na cidade de Elizabeth, cresci com esses valores, passei férias no Algarve e essas memórias perduram para toda a nossa vida”.
Depois da escola em Elizabeth, frequentou a Rowan University, a Rutgers University e a Kean University e fez carreira na Marinha dos Estados Unidos, paraleamente a uma brilhante carreira nos ector privado.
Agora no Clara Maass Medical Center, o Dr. Dos Santos referiu, “vivemos tempos bastante difíceis devido ao Covid-19 mas estamos muito confiantes, já que com o aparecimento da vacinas acreditamos que melhores dias já estão a acontecer e ainda melhores virão”.
Sobre os objectivos do hospital, o novo director clínico referiu, “temos três áreas que considero fundamentais; primeiro o combate ao Covid-19, desenvolvemos um plano de contingência e estabelecemos uma unidade própria que está a desenvolver um trabalho muito importante, quer a nível de apoio e também de prevenção, acredito que estamos no caminho certo no combate a esta pandemia, mas não podemos vacilar. O segundo diz respeito ao centro de vacinação, acreditamos em parcerias e em serviço à comunidade, então queremos fazer parceiras com Igrejas locais e com outras instituições , para que à medida que mais vacinas estejam disponíveis, pais residentes e membros da comunidade tenham acesso à vacina aqui no Clara Maass, temos uma equipa inclusiva e capaz, determinada a ajudar todos aqueles, nomeadamente os mais desfavorecidos e os idosos que precisam desse apoio para fazer marcações e receber a vacina. Por fim, queremos que as pessoas voltem a sentir confiança no sistema de saúde e que as pessoas voltem ao hospital para consultas, para tratarem da sua saúde, com esta pandemia, as pessoas deixaram de fazer as suas consultas de rotina e vemos cada vez mais, os ataques de coração, as tromboses e sabemos que muitas dessas situações podem ser evitadas, se os pacientes começarem a acreditar no sistema de saúde e esse vai ser um dos grandes projectos, para que as pessoas se sintam seguros, quando têm que vir ao hospital”.
No final o Dr. Dos Santos dirigiu-se à comunidade Portuguesa, “sou um luso-americano muito orgulhoso das minhas raízes e quero ter a certeza que aqui no nosso hospital todos sejam tratados como família, como luso-americano tenho um carinho muito grande pela nossa comunidade e tudo quero fazer para continuar a trabalhar com esse objectivo.