Funchal instala Conselho Municipal para a Igualdade de Género e a Não Discriminação
A Câmara do Funchal, na Madeira, instalou na terça-feira o Conselho Municipal para a Igualdade de Género e a Não Discriminação, um órgão consultivo que tem como conselheiros municipais Rubina Leal e Ferdinando Jardim.
Numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho do Funchal foram empossados como conselheiros municipais Rubina Leal (figura externa) e Ferdinando Jardim (figura interna). Rubina Leal (PSD) é actualmente vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e já foi anteriormente secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, entre 2015 e 2017, tendo renunciado ao cargo para se candidatar à presidência da Câmara do Funchal.
Já Ferdinando Jardim é director do departamento de Educação e Valorização Social da autarquia, presidida pelo social-democrata Pedro Calado. “Pretendemos fazer um trabalho exemplar e que nos orgulhe a todos”, salientou Pedro Calado, reconhecendo, porém, que “há um longo caminho a percorrer, sobretudo um trabalho de aproximação, de mentalização e de formação nas escolas, um trabalho de preparação para uma cidadania diferente”.
O autarca sublinhou a importância de envolver a sociedade civil no tema da igualdade de género, defendendo que “é uma causa de toda a sociedade, acima de quaisquer interesses partidários ou quaisquer outros”. Segundo a Câmara do Funchal, o Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação que será aprovado pela Assembleia Municipal em Fevereiro, onde a coligação PSD/CDS-PP tem maioria, vai permitir criar a figura jurídica de conselheiro honorário, função a ser desempenhada por Guida Vieira.
O Conselho Municipal para a Igualdade de Género e a Não Discriminação, presidido pela vereadora da Educação e Cidadania, Helena Coelho, conta com a presença de todos os partidos representados na Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia, instituições, associações e pelo Governo Regional da Madeira (PSD/CDS- PP).