Newark: Funcionários da Universidade Rutgers protestam por renovações de contratos
Mesmo a previsão de queda de neve não impediu q u e professores e funcionários administrativos da Universidade Newark protestassem durante uma manifestação realizada no campus de Newark, NJ. Conforme o manifesto do sindicato Rutgers AAUP-AFT, mais de 15 mil trabalhadores ainda não assinaram contractos novos depois de 8 meses de negociações com a administração da universidade, o que tem gerado frustrações.
Na segunda-feira (27), os dois maiores sindicatos que representam os funcionários da Rutgers iniciaram um processo de votação que decidirá a ocorrência ou não de uma paralização, caso a categoria não chegue a um acordo trabalhista. O processo de votação demorará até 10 de Março, quando o sindicato anunciará os próximos passos a serem tomados pela categoria.
Ambos os sindicatos totalizam cerca de 8 mil administradores, professores, magistrados, alunos de PHD (que geralmente lecionam) e outros trabalhadores dos três campi: New Brunswick, Newark e Camden.
“Os nossos membros estão cansados e prontos para fazer algo sobre isso”, disse Rebecca Giovan, presidente da Rutgers AAUP-AFT. “Oito meses sem um contracto, já é hora de obter algumas respostas sobre por que está demorando tanto”, acrescentou.
Outros sindicatos e federações que apoiam a manifestação incluem o Rutgers Adjunct Faculty Union,AAUP-Biomedical & Health Sciences New Jersey, Union of Rutgers Administrators-AFT, Health Professionals & Allied Employees, Communications Workers of America LocaL 1031, NJEA-Rutgers, Committee of Interns & Residents/SEIU Healthcare, American Federation of Teachers New Jersey e New Jersey AFL-CIO.
O protesto em Newark ocorreu depois de uma manifestação similar em Dezembro de 2022.
“Nós continuamos a negociar de boa fé e de forma constante com os sindicatos da Rutgers. Todos os temas mandatários e relacionados aos contractos desses funcionários serão discutidos na mesa de negociação com a equipe apropriada da administração e dos sindicatos”, concluiu.