Fundo de apoio a inquilinos com alugueres em atraso, para evitar ordens de despejo na cidade

Ras J. Baraka, mayor da cidade de Newark, anunciou esta semana a criação de um fundo de apoio aos inquilinos da cidade  que enfrentam dificuldades para pagar o aluguer das suas residências.

O fundo foi criado numa parceria do  Newark Office of Tenant Legal Services (OTLS) o programa NJ SHARES SMART e vai entregar cerca de  372,000  dólares em financiamento para evitar ordens  de despejos por falta de pagamento de alugueres.

Serão entregues até 2,000  dólares por ano aos proprietários dos edifícios de modo a que sejam evitadas essas ordens.

 “No ano passado, começamos a fornecer representação legal pro bono para inquilinos de baixos recursos que enfrentam ordens de despejo para proteger os seus direitos legais ao enfrentar despejos injustificados e ilegais pelos seus proprietários. Newark foi um dos primeiros municípios do país a fazer isso ”, referiu Ras J. Baraka. “Agora, no meio do COVID-19, há muitos inquilinos que estão a dever a sua renda mensal  e podem estar sujeitos a despejos quando a moratória de despejo terminar, e a parceria com NJ SHARES é um passo para ajudar a lidar com essa ameaça.”

 OTLS atende famílias de Newark com uma renda familiar bruta (antes dos impostos) de 200 por cento ou inferior ao nível de pobreza federal actual e que estão a enfrentar ordens de despejo. Os residentes elegíveis para assistência financeira sob a parceria NJ SMART devem, além disso, ter uma reclamação de despejo que foi analisada por um advogado da OTLS e estão a passar por uma crise financeira. Os fundos só podem ser usados para a prevenção da falta de moradia e são distribuídos directamente ao proprietário da residência, numa medida que se compreende mas que não é esclarecedora como esse valor de 2,000 pode prevenir um despejo.

 OTLS é financiado pela cidade de Newark com financiamento adicional da Victoria Foundation e do Banco Santander.