FUTEBOLISTA LUSO-AMERICANA DE NEW JERSEY CONTINUA CARREIRA INTERNACIONAL
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
“Foi uma oportunidade que o meu agente me ofereceu e que eu resolvi aceitar.”
É assim que a jovem futebolista Joanna Veríssimo Seca, de New jersey, descreve a entrada para a equipa feminina do PAOK FC da Grécia, por quem alinha agora.
Já radicada na cidade de Thessalonikis, Joanna acrescenta: “A minha missão é contribuir para que a equipa se mantenha na 1.ª Liga grega e conquiste outro campeonato.”
Depois de ter começado a jogar futebol no liceu e de se ter internacionalizado no patamar sub-17, Joanna chega ao PAOK após ter feito uma temporada no FC Lugano da Suíça e de ter passado também pelo clube português Boavista. Considerada um dos rostos luso-americanos mais promissores do futebol feminino, já representou Portugal ao mais alto nível do futebol, como parte das selecções de Sub-17 e Sub-19.
Joanna Seca é filha de Mário João Seca, natural de Alenquer, e de Paula Veríssimo Seca, que nasceu em Campo Grande; a jovem, que tem uma irmã mais velha, Kelly, cresceu em North Arlington, NJ, e joga desde os 6 anos de idade.
Depois de ter feito o liceu em North Arlington, ingressou na Drexel University, da Pensilvânia, onde também vestiu a camisola da equipa feminina de futebol e aí obtendo uma licenciatura na área das ciências médicas.
“O que sentimos? Um grande orgulho. Sabemos que não é fácil para uma jovem estar longe do seu porto seguro, a família”, afirma a mãe da jogadora, Paula Seca, em declarações o jornal LUSO-AMERICANO. “Mas a Jo tem uma dedicação tremenda ao que sempre mais gostou de fazer: jogar futebol!
Sei que existem datas na sua vida menos fáceis – como por exemplo, não celebrar o aniversário dela connosco (completou 23 anos dia 2 de Agosto) .
mas a carreira internacional assim obriga.”