Gabriel Attal é nomeado por Macron para chefiar Governo Francês, tornando-se o mais jovem primeiro-ministro da história

O até agora ministro da Educação francês, Gabriel Attal foi, nesta terça-feira, nomeado primeiro-ministro, tornando-se o mais jovem chefe de Governo da história da República Francesa, segundo uma fonte próxima da Presidência.

De acordo com a AFP, o Presidente francês, Emmanuel Macron, indicou Attal para suceder Élisabeth Borne, que apresentou a sua demissão na segunda-feira.

Nos 20 meses que passou na chefia, Borne levou a cabo a impopular revisão da lei das pensões (que aumentou a idade de reforma) e a muito polémica lei da emigração. Na carta de demissão endereçada ao chefe de Estado, Borne defendeu ser “mais que nunca necessário prosseguir as reformas” em França.
O seu futuro encontrava-se em suspenso nos últimos dias, com muitos elementos do círculo próximo de Macron a apostar numa grande remodelação após a sua saída.
A mesma e a sua equipa assegurarão a gestão corrente até à nomeação de um novo governo.
A ex-autarca de 62 anos foi a segunda mulher a ocupar o cargo de chefe do executivo na história da República Francesa.

Ultrapassou em muito o mandato (10 meses e 18 dias) da sua antecessora, Édith Cresson, nomeada há mais de 30 anos, em Maio de 1991, pelo então Presidente, François Mitterrand.

O jovem actual ministro da Educação, com 34 anos, era já considerado o favorito para assumir a chefia do executivo francês.

Com apenas 29 anos tornou-se o membro mais jovem do Governo, como secretário de Estado da Educação e Juventude.

Está encarregue de formar agora o governo e Macron já disse esperar “energia e empenho” do mesmo.