Gaza: OMS alerta para possível epidemia de poliomielite

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou “muita preocupação” sobre a possibilidade de uma epidemia na Faixa de Gaza, especialmente depois de ter isolado o poliovírus tipo 2 (poliomielite) em amostras de águas residuais.

“Estou extremamente preocupado e não é só a poliomielite. Pode haver outras epidemias de doenças transmissíveis”, disse Ayadil Saparbekov, chefe da equipa da OMS para as emergências de saúde nos territórios palestinianos.

O organismo das Nações Unidas reitera que existe “risco elevado” de propagação no local e a nível internacional “se não for dada uma resposta rápida a esta epidemia”. “Ainda não recolhemos amostras humanas, devido à falta de equipamento e de capacidade laboratorial para testar essas amostras”, frisou Saparbekov.

Uma equipa da OMS e da UNICEF, que se desloca a Gaza na quinta-feira, deve levar material para recolher amostras que vão ser depois enviadas para a Jordânia. Ao mesmo tempo, a OMS e parceiros estão a avaliar a extensão da propagação do poliovírus.

Saparbekov espera que as recomendações possam ser publicadas domingo, mas “dadas as actuais limitações em termos de higiene e saneamento da água em Gaza, vai ser muito difícil para a população seguir o conselho de lavar as mãos e beber água fervida”.