GNR reactiva rede de vigilância e detecção de incêndios em Trás-Os-Montes

A rede primária de Postos de Vigia e das Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal da GNR começaram a ser reactivadas esta semana no distrito de Bragança, no âmbito da campanha Floresta Segura 2024.

Neste distrito, a GNR tem 11 postos de vigia, cinco dos quais da rede primária, activa entre 6 de Maio e 5 de Novembro. Os outros seis funcionam entre 29 de Junho e 15 de Outubro.

“O papel dos postos é fundamental nos períodos de alto risco e com muitas ignições, em que servem para confirmar se existem ou não ocorrências que são comunicadas, por exemplo, por cidadãos, visto que há imensas. Se não tivermos um meio para confirmar terão de ser descarregados recursos nossos e da Protecção Civil, localizar com precisão onde ocorrem as ignições e prestar informação sobre a evolução dos incêndios, de modo a posicionar os meios de combate”, explicou o tenente-coronel Eduardo Lima, do gabinete de relações públicas do comando de Bragança.

Esta rede pertencia aos antigos serviços florestais e foi herdada pela Guarda em 2005, mas foram criados outros pontos em locais com “mais visibilidade e onde importa estabelecer triangulações para determinar localizações”, acrescentou.