GOVERNADOR PHIL MURPHY NOMEIA ‘MAYOR’ ALBERTO SANTOS, DE KEARNY, PARA O TRIBUNAL SUPERIOR DE NEW JERSEY
Por HENRIQUE MANO | News Editor
Tal como já estava previsto, o governador Phil Murphy anunciou oficialmente dia 1 de Junho a nomeação do luso-americano Alberto Santos para o Tribunal Superior do estado de New Jersey. A ser aprovado, o agora Presidente da Câmara do município de Kearny cumprirá um primeiro mandato de 7 anos.
A nomeação terá agora de se submeter a uma votação positiva junto do Comité de Justiça do senado estadual em Trenton para, posteriormente, ir igualmente a votação perante todo o corpo de senadores do estado.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Presidente da Câmara de Kearny, Alberto Santos, nomeado para o cargo de juiz pelo governador Phil Murphy
Espera-se que a nomeação de Alberto Santos possa ainda fazer parte da audiência do Comité de Justiça deste dia 12 de Junho – onde irá também ser apreciada a nomeação da juíza municipal luso-americana Ana Paula Esteves, de Newark, para a mesma instância.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O tribunal em Jersey City onde Alberto Santos deverá ficar colocado
Fonte próxima do processo contactada pelo jornal LUSO-AMERICANO indica que, se a audiência de 12 de Junho incluir já a nomeação de Santos, o processo pode estar terminado até ao final do mês.
Se a nomeação for aprovada ainda nesta sessão legislativa, o ‘mayor’ Alberto Santos apresenta a sua demissão de Presidente da Câmara; o partido democrata local (a que está vinculado) encarregar-se-á de seleccionar três possíveis candidatos a ‘mayor’ interino, que terão de passar o crivo dos vereadores locais e seguir para as eleições de Novembro próximo, para que termine os 2 anos de mandato que restam ao ‘mayor’ Santos.
Governador Phil Murphy: duas escolhas de luso-americanos para o Tribunal superior
Alberto Santos nasceu em Caracas, na Venezuela, para onde os pais, Doralice Cravo dos Santos e Domingos Soares dos Santos, imigraram na década de 1950, oriundos da Murtosa; tinha 5 anos quando a família se fixou em Newark, NJ, transitando em 1979 para a vizinha Kearny. Depois da Ann Street School e do Essex Catholic, tirou Relações Internacionais na Georgetown University a pensar na carreira de diplomata, mas, ao descobrir a paixão pela advocacia, segue direito na NYU. Após 8 anos de trabalho como advogado, em 1998 concorre a vereador em Kearny e, um ano depois, chega a ‘mayor’ também por força do voto popular.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Alberto Santos está há mais de duas décadas à frente da Câmara de Kearny
Com a nomeação de Alberto Santos, eleva-se para 5 o número de juízes de origem portuguesa em New Jersey:
⤻ANA PAULA ESTEVES, juíza municipal em Newark desde 2017, onde foi advogada durante vários anos;
⤻JÚBILO AFONSO, juiz municipal em Elizabeth, nomeado pelo “mayor” Chris Bollwage. Filho de emigrantes transmontanos, possui uma firma de advocacia em sociedade com o irmão;
⤻ANTÓNIO INÁCIO, juiz municipal em Clark, Scotch Plains e Garwood. Natural de Castelejo, Beira Alta (Portugal), tornou-se advogado em 1985, obtendo o canudo em Direito pela Temple University Law School (Filadélfia).
⤻ARTHUR J. BATISTA, o único luso-americano no Tribunal Superior, onde está desde 2017. Formado pela Seton Hall University School of Law, foi nomeado pelo antigo Governador Chris Christie (R) e tem origens na Murtosa. Está colocado no condado de Essex, em processos de família.