Governo disponibiliza seguro de colheitas aos bananicultores afetados pelos estragos causados pelo mau tempo na Madeira
Os produtores de banana com prejuízos deverão deslocar-se ao novo Centro de Processamento de Banana em São Martinho ou às instalações da GESBA na Ponta do Sol para apresentarem a sua candidatura.
O Governo Regional da Madeira, através da GESBA, vai disponibilizar o seguro de colheitas aos produtores de banana afetados pelo mau tempo que se fez sentir no último fim de semana. Para tal, os agricultores deverão dirigir-se ao novo Centro de Processamento da Banana em São Martinho ou às instalações da GESBA na Ponta do Sol até o dia 31 de Outubro para comunicarem os prejuízos verificados nas suas parcelas. De acordo com o administrador da GESBA, Artur Lima, “o seguro de colheitas constitui uma medida que se insere no pacote de iniciativas que visam, em primeiro lugar proteger o agricultor, mas também estimular a agricultura, a economia e o reforço das margens de lucro daqueles que trabalham e tiram sustento da terra”. A GESBA garante a produção de cerca de 2.900 bananicultores da Região Autónoma da Madeira, permitindo que estes tenham as suas produções asseguradas contra intempéries, nomeadamente chuva forte, ventos fortes, granizo ou incêndio. Após o dia 31 de Outubro, na posse de todas as participações dos produtores de banana, a GESBA submete-as de imediato à seguradora, seguindo-se o contacto com o produtor, agendando e realizando a peritagem.
A atribuição da indemnização é condicionada à verificação, por segurado, das perdas acumuladas (as perdas de vários sinistros são cumulativas), durante o período de 01 de Setembro a 31 de Agosto do ano seguinte) e que destruam pelo menos 20% da produção anual média de um agricultor.