Governo Federal promete $7 mil milhões para construção de túnel novo entre NJ e NY
Você está cansado das dores de cabeça intermináveis que surgem com o deslocamento entre New Jersey e New York? Há boas notícias no horizonte, dizem as autoridades: um túnel de trem há muito esperado está a caminho de receber um grande impulso do governo federal.
A Federal Transit Administration anunciou quinta-feira (6) que está permitindo que o Gateway Tunnel avance para sua fase de engenharia, um marco importante que também vem com $ 6,88 mil milhões em financiamento antecipado. É a maior concessão federal de transporte já concedida para um único projecto, dizem legisladores dos dois estados.
O projecto tem três partes principais, de acordo com a Gateway Development Commission:
• Um novo túnel ferroviário do rio Hudson de duas vias será construído entre Bergen Palisades em New Jersey e Manhattan (NY), atendendo diretamente à Penn Station de Nova York. Servirá os trens Amtrak e NJ Transit.
• Uma terceira e última seção de preservação do direito de passagem ferroviário será construída sob Hudson Yards em Nova York. Eventualmente, isso permitirá que os trens viajem entre o novo túnel do rio Hudson e a Penn Station existente em Nova York.
• O túnel existente abaixo do Rio Hudson, que tem confiabilidade de serviço abaixo do ideal e design antiquado, e foi severamente danificado durante a supertempestade Sandy, será reabilitado.
O trabalho também incluirá a construção de novas pontes Portal North e South sobre o rio Hackensack em New Jersey, bem como várias outras actualizações menores entre a Newark Penn Station e a New York Penn Station.
O custo total do chamado Projeto Gateway aumentou para cerca de US$ 17,18 mil milhões, significativamente mais alto do que as estimativas anteriores de $ 16 mil milhões. No entanto, o preço vale a pena, dizem os apoiadores, incluindo o secretário de Transportes dos EUA, Pete Buttigieg. “Todos os dias, 200 mil pessoas passam pelo North River Tunnel, e um fechamento afeta não apenas todo o Corredor Nordeste, mas todo o país”, disse ele.