Governo ucraniano afirma que “Rússia quer dividir Ucrânia em duas partes como a Coreia”

As regiões separatistas da Ucrânia dizem que vão realizar um referendo para se unificarem com a Russia. Forças russas querem agora cercar tropas ucranianas que combatem os separatistas e intensificam bombardeamentos a depósitos de combustíveis

Em Kyiv o chefe dos serviços de inteligência militar da Ucrânia Kyrylo Budanov disse que a Rússia quer dividir o seu país em duas partes como aconteceu na Coreia e avisou que isso será respondido com uma “guerra de guerrilha total”.

A Rússia anunciou uma mudança dos seus planos iniciais na guerra afirmando que irá agora concentrar-se em garantir a segurança da região separatista de Donbass onde separatistas apoiados pela Rússia controlam há vários anos diversas áreas e cidades.

Um dirigente local da auto proclamada “República Popular de Luhansk” disse que região vai em breve realizar um referendo sobre a unificação com a Rússia como aconteceu depois da Rússia capturar a península da Crimeia em 2014.

Budanov disse que o plano da Rússia é agora o de “criar a Coreia do Norte e Coreia do Sul na Ucrânia” acrescentando que uma guerra de guerrilhas será iniciada.

Um conselheiro do ministério do Interior ucraniano Vadym Denysenko disse que a Rússia começou entretanto a atacar e destruir os centros de armazenamento de alimentos e combustíveis.

O ministério da Defesa da Rússia disse que foram os seus mísseis que destruíram um depósito de combustível e um complexo de reparações de material militar perto da cidade de Lviv a cerca de 60 quilómetros da fronteira com a Polónia.