GP DE PORTUGAL DE MOTO GP: Miguel Oliveira abalroado por Marc Márquez
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu, domingo, uma contusão na perna direita, aparentemente sem fractura, na sequência de um choque com o espanhol Marc Márquez (Honda) na terceira volta do Grande Prémio de Portugal de MotoGP.
De acordo com fonte oficial da equipa RNF Aprilia, pela qual corre o piloto português, Oliveira sofreu “uma contusão na parte superior da perna direita” durante a prova de abertura da temporada.
Miguel Oliveira foi abalroado por Marc Márquez no início da terceira das 25 voltas do GP de Portugal, sendo obrigado a abandonar quando seguia na segunda posição.
O incidente aconteceu na terceira das 15 curvas do traçado do Autódromo Internacional do Algarve, quando Márquez falhou a travagem, acertou no espanhol Jorge Martin (Ducati), que seguia em terceiro, e chocou com a Aprilia do piloto português, que era segundo classificado.
Miguel Oliveira, que tinha sido o primeiro líder da corrida, após arrancar da quarta posição, lamentou ter abandonado, numa “manobra demasiado ambiciosa” que o impediu de lutar pelo “primeiro pódio” da temporada.
Em declarações aos jornalistas à saída das boxes, Miguel Oliveira disse que o incidente “é fácil de explicar”.
“Foi uma tentativa de ultrapassagem um bocado ambiciosa. [Marc Márquez] Não tinha espaço para parar, evitou o piloto à frente dele [o espanhol Jorge Martin] e veio parar em mim”, afirmou o piloto luso.
Miguel Oliveira, que já falou com Marc Márquez (Honda), disse saber que “não foi de propósito” e que, “obviamente, as desculpas são aceites”.
Ainda assim, não deixou de criticar a manobra “demasiado ambiciosa” do piloto espanhol, que terá dito ao português ter sofrido problemas de travões.
“Quando se tem problemas de travões, trava-se antes, não depois, e não tentamos ultrapassar”, frisou o piloto português da Aprilia.
Marc Márquez (Honda) foi penalizado com uma dupla longa volta a aplicar no Grande Prémio da Argentina, no próximo domingo, por “condução irresponsável”.