Greta Thunberg anuncia protesto junto do PE a favor de Lei do Restauro da Natureza
A activista ambiental Greta Thunberg anunciou a organização de um protesto em defesa da Lei do Restauro da Natureza junto à sede do Parlamento Europeu (PE) em Estrasburgo, França.
O PE debaterá a aprovação ou rejeição da Lei do Restauro da Natureza, sobre a qual os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) já adotaram uma posição negocial, a qual prevê objectivos vinculativos de recuperação das terras e espaços marinhos afetados pela poluição ou pela exploração intensiva.
O apelo da activista surge num momento em que esta lei suscita divisões no hemiciclo europeu e que Bruxelas admite que não há tempo para apresentar novas propostas legislativas.
“Amanhã, iremos protestar junto ao Parlamento Europeu em Estrasburgo por uma forte Lei do Restauro da Natureza”, anunciou a activista, através da sua conta na rede social Twitter, apelando aos euro-deputados para, na quarta-feira, “não rejeitarem, mas votarem a favor da lei mais forte possível” para mitigar a crise climática e travar a perda de biodiversidade.
Sobre esta lei em questão, a Comissão Europeia sublinhou hoje, através de um porta-voz, ser “difícil, se não impossível, nesta fase da legislatura, apresentar novas propostas legislativas”, com as eleições europeias marcadas para Junho de 2024.
“Por isso, esperamos ter um bom resultado no Parlamento durante a votação que terá lugar na quarta-feira”, referiu Dana Spinant, na habitual conferência de imprensa diária do executivo comunitário.
O principal grupo político do PE, o Partido Popular Europeu (PPE, que inclui os euro-deputados do PSD e o do CDS) defende a rejeição do texto, alegando que afeta a agricultura, a pesca e as energias renováveis, sem prever compensações financeiras adicionais, posição que conta com o apoio da extrema-direita e de parte dos liberais.