Grupo de Portugueses que já conta com dois títulos, voltou a estar presente numa fase final do campeonato do mundo de futebol
Um grupo de sete portugueses decidiu marcar presença na fase de grupos do Mundial de Futebol, no Qatar.
Entre outros apoiantes da selecção nacional, este é já um conjunto fidelizado neste tipo de aventuras, tendo marcado presença em edições anteriores da competição, bem como em campeonatos da Europa e Liga das Nações. Portugal, Ale-manha, Ucrânia, Polónia, Brasil, Rússia e França.
Das bancadas, alguns destes entusiastas testemunharam as duas conquistas históricas da selecção das quinas, o Euro 2016, em Paris e a Liga das Nações, no Porto, onde Portugal honrou novamente o título da cidade invicta em 2019.
Desta vez, estes portugueses demonstraram o seu apoio nos jogos frente ao Uruguai e Coreia do Sul, da fase de grupos.
A passagem pelo Qatar foi épica, primeiro porque o cenário oriental foi uma novidade para a maioria dos membros do grupo.
Apesar do Qatar ser um país, para muitos, conservador, o desenvolvimento em infraestruturas é notável (estradas, bares, hotéis, restaurantes, etc.), bem como a própria organização do evento, com um ‘staff’ muito numeroso, muitos autocarros, zonas de entretenimento, indicações claras, etc.
Os eventos anteriores organizados pela FIFA foram na sua maioria em países de maior dimensão, onde as distâncias entre estádios eram muito superiores. Por sua vez, o Qatar foi anfitrião praticamente numa cidade só, em Doha.
Oito estádios e toda a logística hoteleira, bem como os transportes foram assegurados, o que permitiu a todos os visitantes uma experiência para sempre recordar.
Em visita a um dos pontos mais tradicionais do país, o Souq Waqif (mercado local), puderam experienciar alguns pratos típicos do médio-oriente, como frango e borrego guisados, temperados com diversas especiarias, acompanhados arroz árabe.
A cidade coloria-se com bandeiras dos diversos países participantes na competição, pelo que se tornou numa viagem de intercâmbio cultural e de confraternização com outros povos e culturas.
O jogo frente ao Uruguai realizou-se no estádio de Lusail (palco da final), onde a selecção das quinas venceu por duas bolas a zero. Um jogo emotivo, que marcou a recepção do Qatar a estes fanáticos que celebraram com orgulho a passagem de Portugal aos oitavos-final.
Para o último jogo da fase de grupos, os portugueses vestiram-se a rigor, naquela que foi uma indumentária árabe com as cores Lusitânias.
O jogo frente à Coreia de Norte, que teve lugar no estádio da Cidade Universitária local, começou da melhor maneira, com um golo de Ricardo Horta nos primeiros minutos. Contudo os sul-coreanos iriam conseguir a reviravolta já nos instantes finais.
Um momento que se tornou especial ao ver a felicidade do povo asiático ao carimbar também o acesso aos oitavos-final da prova.
A viagem fica marcada pela felicidade em testemunhar a passagem da selecção portuguesa à fase final do campeonato do mundo e pela amizade que une estes 7 amigos.