HÁ CANDIDATOS LUSO-DESCENDENTES NAS ELEIÇÕES DE 3 DE NOVEMBRO EM PELO MENOS 10 ESTADOS NORTE-AMERICANOS
🖋Por HENRIQUE MANO
Às eleições de 3 de Novembro próximo, concorrem dezenas de candidatos luso-americanos em pelo menos 10 estados do país. Pela primeira vez, coloca-se a possibilidade da eleição de 5 congressistas de origem lusa – se os 3 actuais forem reeleitos e dois outros chegarem lá.
A nível de assembleias legislativas estaduais, é elevado também o número de novos candidatos a deputados e senadores.
CALIFORNIA
DAVID GONÇALVES VALADÃO | Candidato ao Congresso | Republicano
O ex-congressista, hoje com 43 anos de idade, representou o Distrito Eleitoral 21 da Califórnia na Câmara dos Representantes de 2013 a 2019; perdeu as eleições para o democrata TJ Cox há dois anos, quando a chamada ‘Onda Azul’ devolveu a Pelosi a maioria no Congresso – por uma margem mínima de 50,4%-49,6%; Valadão pretende agora recuperação o assento que ocupou em Washington, DC e concorre contra Cox.
David Gonçalves Valadão nasceu em Hanford, CA; o pai, Eduardo Valadão, é natural de Fontinhas, um freguesia da ilha Terceira (Açores), e emigrou para Los Angeles em 1969. A mãe, Maria Gonçalves Valadão, é também da Terceira, embora tenha nascido na freguesia de Ribeirinha. Os Valadão trabalham na área da produção de lacticínios e são, desde 1992, proprietários da ‘Valadão Dairy’.
Para mais informações sobre a campanha de David Valadão, vá a: www.valadaoforcongress.com/about-david/
DEVIN GERALD NUNES | Republicano | Candidato ao Congresso
O congressista luso-americano de 47 anos foi eleito em 2003 em representação na altura do Distrito 21 da Califórnia em Washington, DC; em 2013 concorre pelo Distrito 22, que surge depois de um processo de reestruturação eleitoral, e volta a ser eleito. É o mais alto membro republicano do poderoso Comité de Inteligência do Congresso – que presidiu até há 2 anos, quando os democratas recuperaram a maioria.
Devin Gerald Nunes nasceu em Tulare, CA; os avós paternos, António Teixeira Nunes e Maria Inês Silveira, emigraram na primeira década do ano passado para os EUA, oriundos de Fajãs dos Vimes, em Ribeira Seca, ilha de São Jorge (Açores). Os Nunes, como muitas das famílias lusas no Vale de São Joaquim, operam na área dos lacticínios – os pais são donos da ‘Nunes & Sons’, fundada pelo avô do congressista.
Para mais informações sobre a campanha de Devin Nunes, vá a: www.devinnunes.com/bio
JIM MANUEL COSTA | Democrata | Candidato ao Congresso
O congressista de 68 anos foi eleito em 2005, depois de ter sido de 1978 a 2002 nas duas câmaras da Assembleia Legislativa da Califórnia. Representa o Distrito Eleitoral 16.
É filho de imigrantes açorianos que chegaram aos EUA no início do século XX; a família trabalha no sector do leite.
Para mais informações sobre a campanha de Jim Costa, vá a: www.jimcosta.com
CECÍLIA AGUIAR-CURRY | Democrata |Candidata Deputada Estadual
A legisladora estadual, de 66 anos e neta de imigrantes da Terceira, Açores, representa o Distrito Eleitoral 4 na Assembleia Legislativa da Califórnia. Foi eleita em 2016 e dá voz em Sacramento não apenas a regiões do vale do mesmo nome, como à zona onde está concentrada a importante indústria de produção vitivinícola.
Aguiar-Curry, depois de ter trabalhado vários anos na ‘Bay Area’, foi eleita ‘mayor’ da cidade de Winters, a primeira mulher a ocupar o cargo.
Para mais informações sobre a campanha de Cecília Aguiar-Curry, vá a: www.ceciliaforassembly.com
TODD COTTA | Republicano |Candidato Deputado Estadual
O luso-descendente ganhou as eleições primárias do seu partido em Março deste ano e concorre a Deputado Estadual pelo Distrito eleitoral 32 da Califórnia, cujo assento é agora ocupado pelo democrata Rudy Salas. Cotta nasceu em Hanford, no Vale Central da Califórnia, e já foi agricultor, polícia e pequeno empresário.
Para mais informações sobre a campanha de Todd Cotta, vá a: www.cottaforassembly2020.com
VIRGINIA
NICK FREITAS | Republicano | Candidato ao Congresso
O luso-americano Nick Freitas, de 40 anos, concorre a congressista pelo Distrito Eleitoral 7 em Virgínia. É desde 2015 Delegado pelo Distrito 30 à Assembleia Legislativa daquele estado. Irá defrontar a democrata Abigail Spanberger – actual ocupante do cargo. Freitas, que nasceu em Chico, na Califórnia, estabeleceu-se na Costa Leste dos Estados Unidos depois de ter entrado na vida militar.
Contactado pelo jornal LUSO-AMERICANO, Nick Freitas disse ter estado em Portugal em 2019 numa visita organizada pela FLAD com um grupo de luso-eleito. “É um país maravilhoso”, nota. Freitas adiantou ainda que, se for eleito, pretende juntar-se ao grupo apartidário ‘Portuguese-American Caucus’, composto por integrantes da Câmara dos Representantes.
Nasceu a 29 de Agosto de 1979 em Chico, CA, no seio de uma família luso-americana com raízes nos Açores. “Sabemos que a nossa família veio do arquipélago dos Açores, mas não sei precisar de que ilha”, disse o pai do candidato, John Freitas, ao jornal LA. O candidato é bisneto de emigrantes portugueses oriundos dos Açores, uma vez que já o seu avô paterno, William R. Freitas, nasceu em Oroville, CA, em 1925 – tendo falecido aos 83 anos em 2009. O pai de Nick Freitas, John Freitas, tem 9 filhos e foi agente da polícia em Chico.
Para mais informações sobre a campanha de Nick Freitas, vá a: www.nickforva.com
MASSACHUSETTS
LORI LOUREIRO TRAHAN | Democrata | Candidata ao Congresso
Loureiro Trahan, que tomou posse em 2019 durante as eleições intercalares desse ano, é a primeira mulher congressista de origem portuguesa de que há registo. A legisladora federal representa o Distrito Eleitoral 3 e sucedeu a Niki Tsongas. Acumulou experiência no serviço público ao trabalhar de 1995 a 2005 para o congressista Marty Meehan, de quem, aliás, foi chefe de gabinete.
Lori Loureiro Trahan nasceu em Lowell, MA; o pai, Tony Loureiro, é natural do Porto e a mãe nasceu no Brasil filho de imigrantes açorianos, mudando-se mais tarde para o arquipélago português para viver com familiares – após a morte da avó materna da congressista.
Para mais informações sobre a campanha de Lori Loureiro Trahan, vá a: www.loritrahan.com
MARC PACHECO | Democrata | Candidato a Senador Estadual
Decano dos políticos luso-descendentes em Massachusetts, o senador estadual Marc Pacheco, de 67 anos, concorre à reeleição pelo 1st Plymouth and Bristol District. Depois de ter ido deputado estadual de 1989 a 1992, concorreu ao senado no ano seguinte e foi eleito. É presidente ‘pro-tempore’ do Senado e concorre sem oposição.
Para mais informações sobre a campanha de Marc Pacheco, vá a: www.marcpacheco.com
MICHAEL RODRIGUES | Democrata |Candidato a Senador Estadual
O senador estadual de 64 anos e origens açorianas concorre sem oposição à reeleição pelo 1st Bristol and Plymouth District – cargo que já ocupa desde 2011, depois de ter sido Deputado Estadual de 1996 a 2010. É ‘Assistant Majority Whip’.
Para mais informações sobre a campanha de Michael Rodrigues, vá a: www.senatorrodrigues.com
ANTÓNIO CABRAL | Democrata | Candidato a Deputado Estadual
O legislador estadual de 65 anos e natural da ilha do Pico, Açores, de onde emigrou com 14 anos de idade, concorre à reeleição sem oposição no Distrito Eleitoral 13. Cabral ocupa o cargo desde 1991.
Para mais informações sobre a campanha de António Cabral, vá a: www.votetonycabral.org
DYLAN FERNANDES | Democrata | Candidato a Deputado Estadual
O jovem legislador recandidata-se sem oposição pelo distrito eleitoral que engloba Barnstable, Dukes e Nantucket. Foi eleito pela primeira vez em 2017.
Fernandes é neto de imigrantes açorianos que se fixaram em Falmouth, Cape Code, onde trabalharam como agricultores no cultivo de morangos.
Para mais informações sobre a campanha de Dylan Fernandes, vá a: www.dylanfernandes.com
ALAN SILVIA | Democrata | Candidato a Deputado Estadual
O legislador de 69 anos, eleito em 2013, concorre à reeleição sem oposição pelo Distrito Eleitoral 7 (Bristol). O ex-detective da Polícia de Fall River concorreu em 2012 contra o também luso-americano Kevin Aguiar nas primárias do partido democrata e venceu.
Para mais informações sobre Alan Silvia, vá a: https://malegislature.gov/Legislators/Profile/A_S1
DAVID VIEIRA | Republicano | Candidato a Deputado Estadual
Vieira, que representa o Distrito Eleitoral 3 (Barnstable) desde 2011, é o único membro republicano de origem portuguesa na Assembleia Legislativa de Massachusetts. Concorre sem oposição.
O ex-agente da polícia é ‘moderator’ desde 1998 em Falmouth e metro do Portuguese-American Legislative Caucus; em 2012 presidiu à comissão organizadora dos festejos do Dia de Portugal na ‘State House’.
Para mais informações sobre a campanha de David Vieira, vá a: www.votevieira.com/about
CAROL GOMES DOHERTY | Democrata | Candidata a Deputada Estadual
A educadora que se tornou legisladora e que tem origens madeirenses, ganhou as eleições especiais em Junho deste ano para o Distrito Eleitoral 3 (Bristol) e tem agora de voltar a submeter-se ao escrutínio popular para um próximo mandato. Também faz parte do Comité Escolar de Taunton.
Para mais informações sobre a campanha de Carol Gomes Doherty, vá a: www.caroldoherty.com
RHODE ISLAND
ANTHONY FAGUNDES SR. | Republicano | Candidato a Senador Estadual
O luso-americano quer representar no Senado do ‘Estado Oceano’ o Distrito Eleitoral 26 e os seus cerca de 30 mil habitantes, mas terá pela frente o ocupante do cargo – o democrata Frank Lombardi. Fagundes Sr. venceu as eleições primárias do seu partido em Setembro deste ano.
Em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO, Anthony Fagundes Sr. disse ser filho de pai português, natural da ilha de São Miguel, Açores, e de mãe italiana.
Para mais informações sobre Anthony Fagundes Sr., vá a: https://ballotpedia.org/Anthony_Fagundes,_Sr.
CONNECTICUT
RICK LOPES | Democrata | Candidato a Senador Estadual
Filho de imigrantes de Mira de Aire em Hartford, Rick Lopes volta a candidatar-se a Senador Estadual pelo Distrito Eleitoral 24 – em embate directo com o actual ocupante do cargo, o republicano Gennaro Bizzarro. Lopes é actualmente Deputado Estadual pelo Distrito Eleitoral 24, posição que ocupa desde 2012.
Para mais informações sobre Anthony Fagundes Sr., vá a: www.housedems.ct.gov/Lopes/Biography
JOSÉ GONÇALVES | Democrata | Candidato a Deputado Estadual
O português José Gonçalves, natural de Trás-os-Montes, concorre pela segunda vez consecutiva ao cargo de Deputado Estadual pelo Distrito Eleitoral 122 (a compreender Shelton, Stratford e trumbull). O cargo é actualmente ocupado pelo republicano Ben McGorty.
Para mais informações sobre a campanha de José Gonçalves, vá a: https://www.facebook.com/pages/category/Political-Candidate/Jose-Goncalves-for-State-Representative-1606313452822147/
KAT GOULART | Republicana | Candidata a Deputada Estadual
A luso-americana concorre pela segunda vez no Distrito Eleitoral 39, desta feita contra o ocupante do cargo. Kat tem origens nos Açores e é ainda presidente do partido Republicano na cidade de New London, onde vive.
Para mais informações sobre a campanha de Kat Goulart, vá a: https://www.facebook.com/KatForNewLondon
ANNE DAUPHINAIS | Republicana | Candidata a Deputada Estadual
A luso-descendente concorre à reeleição no Distrito Eleitoral 44 e tem como oposição a democrata Christine Rosati Randall. Dauphinais ocupa o cargo desde 2017.
Para mais informações sobre Anne Dauphimais, vá a: www.cthousegop.com/Dauphinais/
ROSA REBIMBAS | Republicana | Candidata a Deputada Estadual
A legisladora, filha de pai da Murtosa e mãe natural de Estarreja, foi eleita em 2009 pelo Distrito Eleitoral 70 e concorre à reeleição pela primeira vez em dez anos com oposição democrata. A advogada de profissão, formada pela University of Utah, é membro do poderosa ‘Judiciary Committee’.
Para mais informações sobre Rosa Rebimbas, vá a: www.cthousegop.com/Rebimbas/
FLORIDA
VICTOR BARBOSA | Republicano | Candidato a vereador
O luso-americano, de 40 anos, é candidato a vereador pelo Distrito 2 na cidade de Palm Coast, Flórida, nas eleições de 3 de Novembro próximo. Se eleito, Barbosa irá cumprir os dois anos que restam do mandato do vereador que ocupava o lugar e que desistiu da reeleição.
Victor Barbosa nasceu em Elizabeth, New Jersey, filho de imigrantes de Valença do Minho (o pai) e Viseu (a mãe, já falecida). Hoje é barbeiro e proprietário da ‘Man Cave Palm Coast’, um dos maiores estabelecimentos do género no condado de Flagler – com 14 profissionais do ramo ao seu serviço.
Para mais informações sobre Victor Barbosa, vá a: www.facebook.com/pages/category/Political-Organization/Barbosa-for-City-Council-111883607276621/
NOVA IORQUE
GEORGE SANTOS | Republicano | Candidato a Congressista
O economista George Santos, que nasceu em Queens filho de imigrantes brasileiros, concorre a congressista pelo Distrito Eleitoral 3 de Nova Iorque – tendo pela frente o actua ocupante do cargo, o democrata Thomas Suozzi.
Para mais informações sobre George Santos, vá a: www.georgeforny.com
HAVAÍ
PATRICK PIHANA BRANCO | Democrata | Concorre a Deputado Estadual
O luso-descendente, que foi diplomata de 2012 a 2019 e esteve colocado em vários postos pelo globo, concorre pelo Distrito 50 – que inclui Kailua e a Baía de Kaneohe. É formado em Relações Internacionais.
Para mais informações sobre Patrick Pihana Branco, vá a: www.patrickpihanabranco.com
KANANI SOUZA | Republicana | Concorre a Deputada Estadual
Curiosamente, é outra luso-descendente quem concorre a Deputado Estadual pelo Distrito Eleitoral 50 – só que como republicana. Souza é presentemente advogada e Deputy Prosecuting Attorney’ para o condado de Havaí.
Para mais informações sobre Kanani Souza, vá a: https://www.kananisouza.com
NEW JERSEY I MANNY GROVA I Candidato a vereador Elizabeth I Democrata
Manny Grova, é um nome que dispensa apresentações, que se apresenta novamente ao eleitorado sem oposição. Eleito pela primeira vez em 1994, tomou posse como vereador do Primeiro bairro na cidade de Elizabeth, no dia 1 de Janeiro de 1995. Eleito sucessivamente, Grova aceitou em 2012 o convite para concorrer como vereador geral da cidade, onde desempenha a profissão de advogado. Concorreu e ganhou e é hoje reconhecido como uma das vozes mais importantes na vida política da cidade onde cresceu e se fez homem.
Manny Grova é um homem de fortes convicções e desde jovem desempenhou cargos de relevo, quer como treinador na saudosa escola Saint Patrick, na área portuária de Elizabeth, quer também como treinador nas camadas jovens do Elizabeth Youth Soccer Club.
O seu envolvimento comunitário é por demais conhecido, quer no PISC- Portuguese Instructive Social Club, quer na Igreja Nossa Senhora de Fátima, também na cidade de Elizabeth.
Sobre Portugal considera, “ que é aí que estão as nossas raízes e que temos que preservar”. Sobre o seu futuro político refere, “ temos que continuar a trabalhar para representar e bem aqueles que em nós confiam, para mim é um orgulho ser eleito sucessivamente desde 1994”.
NEW JERSEY I MARIA CARVALHO I Candidata ao concelho escolar Elizabeth
Maria Carvalho, é outro nome que dispensa apresentações na cidade de Elizabeth. Bastante activa na comunidade portuguesa, Carvalho tem tido um papel decisivo no concelho escolar de Elizabeth, ao qual presidiu em 2018.
Maria Carvalho foi um produto das escolas de Elizabeth e sabe bem das necessidades de um distrito que tem nos últimos anos crescido em qualidade, “temos trabalhado sempre para colocar os nossos jovens e estudantes sempre primeiro, temos trabalhado como equipa e por isso é fundamental continuarmos a trabalhar para os mesmos objectivos, que passam por ter sempre presente que os nossos estudantes são o elo mais importante e cada decisão que tomamos deve ser para seu benefício”.
NEW JERSEY I JULIE MEIRA I Candidata a vereadora South River I Democrata
Julie Meira, já foi vereadora em 2017, depois perdeu as eleições, e agora parte para esta eleição com redobradas expectativas, “estou a receber muitos apoios e espero ser uma voz activa que represente todos os residentes de South River no concelho municipal. Temos importantes assuntos que temos que debater sempre, nomeadamente a questão das águas e a questão dos impostos e quero ser uma voz activa para termos a certeza que podemos resolver todos os problemas que se nos deparam”, referiu. Outras das áreas que a candidata a vereadora, referiu tem a ver com a questão da comunicação, “os residentes devem estar informados e queremos ter a certeza que eles entendem as dinâmicas da nossa cidade e as suas necessidades, quero ser uma voz activa, de modo a que possamos ir ao encontro das necessidades de cada um.
Em relação à comunidade portuguesa referiu, “quero ser um representante da comunidade, temos actualmente uma vereadora que decidiu não se candidatar e queremos ter a certeza que continuamos com representação, pois temos uma grande comunidade que merece tudo e merece ser também representada na nossa cidade e assim ser parte das decisões que são tomadas”.
Julie Meira tem raízes no Alentejo e nasceu já nos Estados Unidos, mas refere, “Portugal está sempre presente no meu pensamento, sou casada com um português e falamos português em casa, mantemos os valores e quero incutir também nos meus filhos essa vontade de fazer mais e melhor e sermos activos na nossa comunidade, na nossa cidade. Vivemos uma época muito importante e temos que manter essa presença sempre , pois assim podemos também atingir objectivos”.
NEW JERSEY I ELIZABETH DASILVA LELL I Candidata ao concelho escolar South River
A actual conselheira do departamento escolar de South River vai pela primeira vez submeter-se ao voto popular.
Elizabeth DaSilva Lell terminou o mandato de uma outra representante e agora vai apresentar-se ao eleitorado, “vai ser uma boa experiência, já conheço os meandros da organização e tenho bem presente o que deve e tem que ser feito para que possamos dar a todos as nossas crianças as condições ideais para que possam triunfar. Temos algumas necessidades e espero continuar a trabalhar com os meus colegas de modo a que as nossas crianças sejam sempre a nossa prioridade”.
Elizabeth DaSilva Lell tem uma vasta experiência como professora, o que a coloca numa melhor posição, “vivemos tempos únicos e temos que unir esforços para que possamos atingir os objectivos a que nos propomos. Os estudantes vivem tempos muito difíceis e também os professores necessitam do nosso apoio já que este ensino virtual é algo novo que requer uma adaptação e quero com a minha eleição ajudar outros professores a navegar por estes novos tempos e necessidades”.
DaSilva refere depois a importância de falar outra língua, “é deveras importante pois permite-nos ter uma outra visão das coisas e das necessidades, temos uma comunidade com forte presença imigrante e é muito importante manter essas necessidades presentes de modo a que possamos também corresponder a todas as expectativas dessas pessoas que representamos, e quando assim acontece estamos em melhor posição para atingir esse objectivo comum”.
Elizabeth DaSilva Lell tem origens no norte de Portugal, em Canidelo no Porto e em Albergaria-a-Velha. “Nasci aqui mas sempre estive muito perto de Portugal e das nossas raízes, tradições e cultura, aprendi com os meus pais valores muito importantes que quero transmitir, não só aos meus filhos mas também a todas as crianças e professores com que vou trabalhar, somente assim podemos, juntos conseguir resultados que passam por um melhor ensino para todos, e um modelo capaz de corresponder a todas as expectativas”.