Há seis estados que não vão seguir as orientações sobre o uso de máscara do CDC

A directora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) Rochelle Walensky, MD, revelou algumas notícias importantes numa conferência de imprensa da Equipa de Resposta COVID-19 da Casa Branca no dia 23 de Maio:

Adultos totalmente vacinados não precisam mais de usar máscaras ou distância social em encontros de qualquer dimensão, interiores ou exteriores. “Todos ansiamos por este momento. Se você estiver totalmente vacinado, pode começar a fazer as coisas que fazia antes da pandemia”, anunciou. Walensky explicou que a decisão foi tomada “com base na trajectória decrescente dos casos”, dados científicos sobre o desempenho da vacina COVID no mundo real e aumento da pesquisa sobre como o vírus tende a espalhar-se a partir de pessoas vacinadas. E embora a notícia tenha sido celebrada entre inúmeras pessoas nos EUA, incluindo o presidente Joe Biden, que classificou a quinta-feira como um “grande dia para a América”, nem todos vão seguir esta orientação do não uso de máscara do CDC. Na verdade, as autoridades estaduais na Califórnia, Nova Iorque, New Jersey, Carolina do Norte, Massachusetts e Virgínia decidiram não as colocar ainda em prática na totalidade.

As novas directrizes do CDC são apenas de orientação o que significa que as autoridades estaduais não precisam necessariamente de as adoptar. Depois que Walensky revelou a notícia, Barbara Ferrer, PhD, Directora de Saúde Pública do Condado de Los Angeles, disse que o estado da Califórnia e o Condado de Los Angeles conduzirão uma revisão do novo conselho do CDC “para fazer ajustes sensatos aos pedidos actualmente em vigor, noticiou o New York Times.

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, também revelou que as mudanças não serão feitas imediatamente no seu estado. “Em Nova Iorque, sempre confiamos nos factos e na ciência para nos guiar durante o pior desta pandemia e numa reabertura bem-sucedida”, disse Cuomo em comunicado. “Recebemos a orientação recentemente revista do CDC em relação ao uso de máscara e distanciamento social para aqueles que estão vacinados e estamos a revê-las”. Cuomo, Howard Zucker, MD, Comissário de Saúde do Estado de Nova Iorque e “parceiros e especialistas em saúde nos estados vizinhos” estão a examinar as directrizes.

Residentes vacinados ou visitantes de New Jersey também ainda não viverão uma vida completamente livre de máscaras. O governador do Garden State, Phil Murphy, está a analisar mais profundamente os novos requisitos de máscara, com a ajuda do Departamento de Saúde do estado.