HABITAÇÃO: Rendas de casa aumentaram 5,6% em Janeiro
As rendas das casas por metro quadrado aumentaram 5,9% em Janeiro face ao mesmo mês de 2023, acelerando face aos 5,1% do mês anterior e com todas as regiões a apresentarem subidas homólogas, divulgou segunda-feira o INE.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em Janeiro “todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo o Norte e Lisboa registado o aumento mais intenso (6,1%)”.
Em termos mensais, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado registou uma variação de 1,4% (0,3% no mês anterior).
As regiões com a variação mensal positiva mais elevada foram o Norte e o Algarve (1,5%), não se tendo observado qualquer região com variação negativa do respectivo valor médio das rendas de habitação.
Arrendamento temporário ganha terreno
O mercado imobiliário em Portugal está a assistir a um crescimento significativo dos arrendamentos temporários (de 1 a 11 meses), com a oferta a disparar 36% num ano.
“A quota deste tipo de arrendamento atingiu os 10% no último trimestre de 2023”, sendo que “este dado reflecte um impressionante aumento anual de 36% na oferta, sinalizando uma tendência marcante no panorama imobiliário nacional”, pode ler-se num comunicado divulgado segunda-feira.
Os maiores aumentos na oferta deste tipo de arrendamento “aconteceram em pequenos mercados onde este fenómeno era praticamente inexistente até agora, e a presença de alguns anúncios causou subidas significativas”.
São os casos de Vila Real (200%), Guarda (100%) e Leiria (100%). Seguem-se as cidades de Braga (93%), Évora (75%), Lisboa (68%), Viseu (50%), Setúbal (46%), Coimbra (35%), Faro (29%) e Ponta Delgada (29%).