Hospital de Loures conclui inquérito à morte de idoso e envia relatório para regulador 

Em Agosto, um idoso, de 93 anos, com uma fractura na anca, esteve quase 6 horas numa maca de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Camarate à espera de ser transportado para o Hospital de Santa Maria. 

O Hospital Beatriz Ângelo concluiu o inquérito à morte de um idoso que alegadamente esperou seis horas para ser transferido para outra unidade e o relatório foi enviado para a Entidade Reguladora da Saúde, anunciou esta segunda- feira (18) a instituição. No dia 21 de Agosto, o idoso, de 93 anos, com uma fractura na anca, terá ficado, segundo vários órgãos de comunicação social, quase seis horas numa maca de uma ambulância dos Bombeiros Voluntá- rios de Camarate à espera de ser transportado para o Hospital de Santa Maria, no concelho vizinho de Lisboa. 

Segundo o hospital, “o relatório foi já enviado para a Entidade Reguladora da Saúde e o mesmo e os demais elementos constitutivos do processo de inquérito ficam desde já disponíveis para consulta pelas autoridades competentes que o requeiram”. 

Contactada pela agência Lusa, uma fonte oficial do HBA afirmou que “o hospital não irá informar quais são as conclusões” do inquérito, sublinhando que “nem o deve fazer”. 

A fonte do HBA adiantou que, tal como tinha sido comunicado oficialmente no dia 22 de Agosto, “o hospital abriu de imediato um processo de inquérito interno às circunstâncias que rodearam o falecimento” do utente. 

. O inquérito interno sobre o falecimento do idoso: 

Nesse sentido, designou 2 instrutores para conduzirem o inquérito que, “como mandam as regras, realizaram o seu trabalho de forma absolutamente livre e de forma bastante rigorosa e diligente”, tendo acesso a toda a informação que entenderam necessária e a todos os intervenientes que entenderam relevantes, referiu.