I JORNADA DA LIGA: ‘Grandes’ entram com pé direito
O FC Porto estreou-se, domingo, a vencer na I Liga de futebol, na recepção ao Belenenses, por 2-0, no Dragão, numa partida de sentido único e dominada pelos ‘dragões’, que podiam ter obtido um resultado mais dilatado.
O Belenenses, com excepção dos últimos momentos da partida, em que obrigou Diogo Costa a duas defesas, limitou-se a tentar impedir o FC Porto de marcar, mas a resistência durou 19 minutos, altura em que Toni Martinez abriu o marcador.
O FC Porto junta-se assim a Sporting, Tondela, Estoril Praia, Sporting de Braga, Benfica, Portimonense e Paços de Ferreira no topo da tabela classificativa, todos com três pontos.
Em Tondela, Daniel dos Anjos, com um bis’, e João Pedro deram a vitória à equipa da casa sobre o Santa Clara, que pareceu acusar o desgaste da partida de quinta-feira para a Liga Europa, frente aos eslovenos do Olimpija Ljubljana.
Em Guimarães, um desvio ‘subtil’ de Beto na pequena área, já aos 86 minutos, permitiu hoje ao Portimonense iniciar a edição 2021/22 da I Liga portuguesa de futebol com um triunfo por 1-0, frente ao Vitória.
A primeira jornada prosseguiu, domingo, com o Paços de Ferreira-Famalicão, com a vitória dos pacenses por 2-0, com golos de Lucas Silva e Nuno Santos, aos 49 e 50 minutos, a premiar a equipa que mais fez para ganhar o jogo.
No dia anterior, o Sporting de Braga estreou-se com uma vitória sobre o Marítimo, tal como o Benfica, em Moreira de Cónegos, frente ao Moreirense, por 2-0 e 2-1, respectivamente.
O triunfo dos minhotos na Madeira foi concebido na segunda parte, com um golo do central Raul Silva, com um remate à entrada da área, aos 61 minutos, assistido por Fransérgio, após um pontapé de canto, e por um momento de inspiração de Ricardo Horta, na execução superior de um livre directo, aos 69, que fez a bola entrar no ângulo superior esquerdo da baliza defendida por Miguel Silva.
Quem também se estreou com uma vitória foi o Benfica, que triunfou 2-1 em Moreira de Cónegos frente ao Moreirense, numa partida em que parecia ter a passadeira estendida, depois de chegar a uma vantagem de dois golos antes dos 20 minutos.