Pepe

I LIGA 2021/22: Pepe melhor central, Porro melhor lateral direito, Diogo Costa melhor guarda-redes

O internacional português Pepe, do FC Porto, foi eleito pela terceira época consecutiva para o ‘onze’ do ano da I Liga portuguesa de futebol, como um dos centrais mais votados, anunciou segunda-feira a organização da competição.

“O defesa central dos ‘dragões’ foi um dos mais votados pelos treinadores e capitães a actuar na competição. Capitão dos azuis e brancos, Pepe actuou durante 1.962 minutos, nos quais apontou um golo, uma assistência, conseguindo, ainda, 138 recuperações de bola”, refere a Liga Portuguesa de Futebol Profissional em comunicado.

Diogo Costa
Diogo Costa

O central junta-se ao companheiro de equipa Diogo Costa, que foi nomeado como o melhor guarda-redes, e ao espanhol Pedro Porro, do Sporting, eleito melhor lateral direito, no ‘onze’ do ano.

Esta é a terceira vez consecutiva que Pepe é escolhido como um dos melhores centrais na I Liga, repetindo as distinções de 2019/20 e 2020 /21, no final de uma época em que os ‘dragões’ conquistaram o campeonato e a Taça de Portugal.

Pedro Porro
Pedro Porro

Por sua vez, o espanhol Pedro Porro, do Sporting, foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor lateral direito da I Liga portuguesa.

“Na segunda época ao serviço dos ‘leões’, o espanhol participou em 23 encontros, tendo somado quatro golos e igual número de assistências”, lê-se na nota divulgada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

O organismo explicou que Porro, de 22 anos, foi o defesa direito mais votado pelos treinadores principais das 18 equipas que disputaram o primeiro escalão, assim como os respectivos ‘capitães’, embora não tenha divulgado os resultados finais da votação.

Por último, Diogo Costa, campeão nacional com o FC Porto, foi eleito o melhor guarda-redes.

“Diogo Costa foi distinguido como o Melhor Guarda-Redes do Ano 2021-22 da Liga Portugal. O guardião, que ajudou os ‘dragões’ a conquistarem o 30.º troféu de campeão nacional, foi titular em 33 dos 34 jogos da época, tendo falhado apenas o último encontro do campeonato, com o título já assegurado”, lê-se na nota publicada pelo organismo.

Na sua primeira temporada como titular do FC Porto, Diogo Costa não sofreu golos em 15 dos encontros disputados na I Liga e fez um total de 52 defesas, de acordo com os dados da competição.

As boas exibições na equipa de Sérgio Conceição resultaram também numa chamada à selecção nacional, com Costa a desafiar o ‘reinado’ de Rui Patrício na equipa de Portugal, tendo para já somado cinco internacionalizações e alcançado a titularidade nos dois encontros do ‘play-off’ de apuramento para o Mundial2022, que resultaram na qualificação da equipa das ‘quinas’.