I LIGA: Catamo foi o rei improvável dos ‘leões’ sobre os ‘encarnados’

O Sporting, com Geny Catamo como herói improvável, deu sábado um passo gigante rumo à conquista da I Liga de futebol, após vencer o Benfica (2-1), rival mais directo, com o golo do triunfo a ‘cair’ nos descontos.

No dérbi da 28.ª jornada, o moçambicano Catamo levou Alvalade à ‘loucura’ aos 90+1 minutos, isto depois de já ter aberto o marcador logo aos 47 segundos e o Benfica ter reposto o empate aos 45+3, pelo dinamarquês Bah.

Os ‘encarnados’ acabaram a partida reduzidos a 10 elementos, por expulsão do norueguês Aursnes já nos instantes finais da compensação.

Num jogo que esteve longe de ser perfeito, com muitos erros e nervosismo nas duas equipas, os ‘leões’ acabaram por ser mais felizes, mas também foram quem mais procurou essa felicidade, sobretudo na segunda parte.

E, tal como já tinha acontecido na primeira volta na Luz (2-1), o dérbi foi decidido outra vez nos descontos, desta vez com a vitória a cair para o lado do Sporting, ao contrário do que tinha sucedido do reduto benfiquista.

O Sporting passou a ter quatro pontos de vantagem na frente da I Liga, e com menos um jogo disputado, e levou uma ‘injecção’ de moral e confiança para o resto do campeonato, isto numa semana em que também já tinha alcançado a final da Taça de Portugal à custa do seu maior rival histórico.

Por seu lado, obrigado a vencer, o Benfica mostrou pouca ambição em Alvalade, tendo caído muito na partida durante a segunda metade, e fica agora à espera de que os ‘leões’ protagonizem um par de ‘trambolhões’ até final da prova para ainda ter alguma esperança de alcançar o bicampeonato.

Aos 23 anos, Catamo pode ficar eternamente ligado ao 20.º título nacional do Sporting, isto, claro, caso aconteça, numa temporada em que começou claramente como suplente, mas que foi ganhando espaço devido à lacuna que passou a ser Ricardo Esgaio na ala direita.

A história da melhor noite da carreira do moçambicano até agora teve início logo aos 47 segundos, quando apareceu solto na área e atirou com sucesso para as redes, depois de excelente jogada na esquerda de Pedro Gonçalves, que regressou à equipa ‘leonina’ após lesão.