I LIGA: ‘Dragões’ atrasam-se na corrida ao terceiro lugar

Um Vitória de Guimarães repleto de eficácia superiorizou-se, domingo, no terreno do FC Porto (2-1), na 28.ª jornada da I Liga de futebol, beneficiando do incessante nervosismo ‘azul e branco’ para diluir distâncias na corrida pelo terceiro lugar.

No Estádio do Dragão, Galeno (12 minutos), na própria baliza, e Jota Silva (33) marcaram para os vimaranenses, com o extremo luso-brasileiro (44) a responder para os anfitriões, que terminaram em inferioridade numérica, por expulsão do capitão Pepe.

Quatro dias depois de ter perdido na recepção ao FC Porto (0-1), para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, o Vitória de Guimarães melhorou de imagem e triunfou no Dragão pela primeira vez em cinco épocas, selando o quinto triunfo seguido na I Liga.

Os vimaranenses passaram a somar 56 pontos e igualaram o Sporting de Braga, quarto classificado, que tinha sido surpreendido no sábado em casa pelo Arouca (0-3), ficando a apenas dois dos ‘dragões’, que averbaram a sexta derrota, e segunda seguida, na prova.

Sinal de uma época errática, o FC Porto desaproveitou a derrota do Benfica em Alvalade perante o líder isolado Sporting (2-1) e perdeu terreno na corrida pelo acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, sendo que vai abordar as últimas seis jornadas com nove pontos de desvantagem para as ‘águias’ e 13 face aos ‘leões’, que têm menos um duelo.

Para o segundo de três encontros face aos vimaranenses num período de 14 dias, Diogo Costa, Fábio Cardoso, Francisco Conceição e Danny Namaso foram novidades no ‘onze’ inicial da equipa de Sérgio Conceição, que foi surpreendida num livre lateral madrugador.