I LIGA: ‘Dragões’ reentram nos ‘eixos’ mesmo sem deslumbrar

O FC Porto regressou, sábado, às vitórias na I Liga de futebol três encontros depois, ao superiorizar-se na recepção ao Estrela da Amadora (2-0), da 22.ª jornada, contornando uma exibição pouco imaginativa no último terço com alta eficácia.

No Estádio do Dragão, no Porto, o luso-brasileiro Galeno (35 minutos) e João Mário (56) marcaram os golos dos anfitriões, que vinham de um ‘nulo’ caseiro com o Rio Ave (0-0) e de uma inédita derrota em Arouca (3-2), mas reanimaram-se a quatro dias de receberem os ingleses do Arsenal para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

O FC Porto segue no terceiro posto, com 48 pontos, e ficou provisoriamente a quatro do líder e campeão nacional Benfica, anfitrião no domingo do lanterna-vermelha Vizela, e do Sporting, que visita o Moreirense na segunda-feira e ainda tem outro embate em atraso.

Já o Estrela da Amadora sofreu a terceira derrota seguida longe da Reboleira e ocupa a 15.ª posição, com os mesmos 21 pontos de Estoril Praia e Rio Ave, continuando sem se impor nos jogos com os ‘grandes’ em plena temporada de regresso ao escalão principal.

Finalista vencido da Taça das Nações Africanas (CAN2023) pela selecção da Nigéria, de José Peseiro, Zaidu voltou à titularidade no FC Porto sensivelmente dois meses depois, enquanto o defesa central brasileiro Otávio Ataíde, único reforço da janela de transferências de inverno, estreou-se e Alan Varela recuperou oportunamente de lesão.

A equipa de Sérgio Conceição assentou na fórmula táctica de duelos recentes e começou com algum dinamismo, ameaçando em cruzamentos a partir da direita, com Evanilson a esbarrar em Bruno Brígido, aos seis minutos, e Nico Gonzá-lez a atirar para fora, aos 20.