I LIGA: ‘Leões’ resolvem vitória em 45 minutos

O Sporting venceu sexta-feira o Gil Vicente, por 4-0, no arranque da 29.ª jornada da I Liga de futebol, um resultado que os ‘leões’ construíram, com eficácia, no primeiro tempo e geriram, sem sobressaltos, na etapa complementar.

Um ‘bis’ de Trincão (sete e 31), um golo de Diomade (31) e um autogolo do guarda-redes gilista Andrew (38) deram uma vantagem ‘gorda’ aos lisboetas ainda na etapa inicial, perante um adversário minhoto que, em período de transição no comando técnico, teve parca capacidade de re-acção.

Com esta vitória, a sexta consecutiva no campeonato, os ‘leões’ reforçam a liderança na prova, agora com 74 pontos, mais sete do que o Benfica, segundo classificado, que só joga no domingo com o Moreirense.

Para este desafio, o técnico dos leões, Rúben Amorim, promoveu quatro alterações no ‘onze’, promovendo a titularidade de Diomande, Eduardo Quaresma, Ricardo Esgaio e Daniel Bragança, para os lugares de St. Juste, Coates, Matheus Reis (lesionado) e Hjulmand (castigado).

‘Clube está muito saudável’

No final do jogo, Rúben Amorim, treinador do Sporting, afirmou: “Entrámos com uma velocidade muito grande e pressionámos muito a saída do Gil Vicente. Fomos ganhando bolas e controlámos bem o jogo. Definimos bem os lances e resolvemos o jogo. Na segunda parte, fizemos mais gestão. Com muitas mexidas, perdemos alguma qualidade, o que é normal. Aproveitámos para experimentar algumas coisas. Precisamos que alguns jogadores joguem. As noites [de futebol] nunca são perfeitas, mas esta esteve lá perto.”

“Para mim, [o triunfo significa] o mesmo que para os jogadores e para o ‘staff’. Estamos no mesmo estádio onde fomos eliminados por uma equipa da Liga 3 na época passada [o Varzim]. Passado um ano, estarmos a viver isto [Sporting na liderança do campeonato, com seis jogos por disputar]. Isso revela que o clube está muito saudável”, disse ainda.