I LIGA: ‘Leões’ respondem ao Benfica com triunfo categórico

O Sporting mantém-se ‘colado’ ao líder Benfica no topo da I Liga de futebol, ao vencer segunda-feira o Moreirense por 2-0, num jogo de supremacia total, com ocasiões para um resultado mais volumoso, a encerrar a 22.ª jornada.

Os ‘leões’ construíram o resultado na primeira parte do desafio, com os golos de Morita, aos três minutos, e de Pedro Gonçalves, aos 23, a materializarem a capacidade da equipa de Rúben Amorim surgir com muitos elementos junto à área contrária e criar perigo frente a um adversário permeável na defesa e inexistente no ataque.

Com o triunfo em Moreira de Cónegos, no concelho de Guimarães, a formação lisboeta passou a somar os mesmos 55 pontos do eterno rival (que no domingo bateu também um adversário minhoto, o Vizela, por 6-1), embora com menos um jogo realizado, fruto do adiamento do duelo com o Famalicão, da 20.ª jornada, enquanto os vimaranenses mantêm o sexto lugar, com 35.

Recorrendo ao ‘onze’ que goleou o Sporting de Braga (5-0) na ronda anterior do campeonato, após as quatro alterações efectuadas para o jogo da Liga Europa com o Young Boys (vitória por 3-1), a equipa de Alvalade precisou de pouco mais de dois minutos para inaugurar o marcador.

Na sequência de um canto batido na direita por Trincão, Morita aproveitou as falhas de Kewin Silva na saída da baliza e de Frimpong para encostar a bola para o fundo das redes, já na pequena área.

‘Fomos sempre competentes’

No final do jogo, Rúben Amorim, treinador do Sporting, afirmou: “Sabíamos que seria um jogo muito difícil, mas toda a gente foi muito competente. Marcámos logo no início, o que nos deu tranquilidade. Tivemos uma primeira parte muito intensa. Quase não demos bolas para a transição do Moreirense, o que é muito importante frente a uma equipa dessa qualidade.”

“Eles esperavam um erro nosso para criarem perigo, mas não tiveram nada. Tivemos algumas saídas para o ataque em que poderíamos ter feito melhor. Não jogámos sempre na mesma velocidade, mas fomos sempre competentes. Nos primeiros 15 minutos da segunda parte, não tivemos a mesma qualidade do resto do jogo. Mas foi muito bom. Não sofremos golos e não demos oportunidade ao Moreirense”, disse ainda.