Idade avançada de Joe Biden volta a ganhar destaque após confusões e comentários incendiários de procurador especial

A idade avançada de Biden voltou a ganhar destaque na campanha eleitoral, na sequência de confusões de linguagem e dos comentários incendiários de um procurador especial.

O presidente defendeu que a sua memória “está bem” depois de o procurador especial Robert Hur afirmar, horas antes, que Joe Biden reteve intencionalmente documentos confidenciais quando era vice-presidente, e que, mostrou “uma memória significativamente limitada” durante os interrogatórios realizados o ano passado.

O procurador especial foi nomeado para investigar um caso de má gestão de documentos confidenciais, no entanto, o relatório divulgado concluiu que o presidente norte-americano, candidato a um segundo mandato, não iria ser processado.

No entanto, o magistrado fez no seu relatório comentários politicamente devastadores para Joe Biden, em campanha contra o ex-presidente Donald Trump, que há muito o ataca precisamente nas suas faculdades mentais e físicas.

O procurador argumenta que um júri teria dificuldade em condenar Joe Biden, retractando-o como um “homem mais velho, amigável e bem-intencionado, com má memória”.

Em termos políticos, os adversários republicanos assumiram imediatamente o comando.

“Quando não temos as faculdades necessárias para sermos julgados (…), certamente não temos as faculdades necessárias para estar na Sala Oval”, afirmou o líder dos republicanos eleitos na Câmara dos Representantes, Mike Johnson.

“Um homem idoso com má memória não deve ter os códigos nucleares”, disse Kevin Hern, congressista republicano de Oklahoma.

Personalidades do espectro conservador apelaram à implementação da 25.ª emenda à Constituição, que permite cessar as funções do presidente se este já não tiver condições de as assumir.

Tudo indica que, em Novembro, Joe Biden vai enfrentar Donald Trump, que o tem imitado durante os seu comícios como um rival desorientado e senil.

Os eleitores parecem estar menos preocupados com a idade do ex-presidente, de 77 anos, que também tem momentos de confusão.