IGEJA DE Na. SRA. DE FÁTIMA – Feijoada Beneficente continua a apoiar escola de música no Brasil
A Igreja de N. Sra. de Fátima realizou a já habitual ‘Feijoada Brasileira’ para apoiar o projecto da escola de música em Conceição do Coité, estado da Baía, no Brasil.
A feijoada beneficente já vai na sua décima quinta edição e tudo começou com a generosidade de alguns paroquia- nos e amigos desta paróquia de Newark, que sensibilizados resolveram dar às crianças desta cidade uma nova oportunidade de vida melhor. Beneficiando mais de 150 crianças em este ano de 2021, são milhares os que já passaram pela escola e transformaram as suas vidas.
O projecto tem o ensino formal, com uma metodologia diferente, bem focada no contacto com a natureza e no desenvolvimento de talentos musicais. A escola é igualmente um produto turístico que surpreende os visitantes de modo positivo, pois não é comum encontrar uma orquestra no meio do sertão brasileiro.
De acordo, com o Pe. António Ferreira, um dos fundadores do projecto “a escola é uma oportunidade de sonhar, de abrir as portas do futuro para muitos jovens que provavelmente iriam enveredar por outros caminhos menos saudáveis se não fosse esse projecto”. Referiu ainda, que muitos que por aí passaram enveredaram-se pela música a nível profissional e hoje em dia fazem parte da Orquestra Sinfónica da Baía e já com tournées internacionais no currículo pela Europa, Canadá e América Latina.
Nos Estados Unidos vieram uma vez se apresentar na feijoada para agradecer pessoalmente aqueles que os ajudam. Outros puderam fazer formação superior e hoje em dia trabalham e já formaram as suas famílias. Muitos voltam à escola e continuam a apoiar como monitores e voluntários.
Dentro da escola nasceu o projecto Som do Sisal, com as violinhas do sisal, feitas a partir desse material e que as crianças e jovens usam, valorizando um recurso local. Caso os queira conhecer, visite a página do Facebook Som do Sisal ou o canal no Youtube com o mesmo nome. Pode ainda visitar a página da escola www.projetosantoantonio.org.
Vale referir que a feijoada é possível graças às pessoas que doam de forma generosa e que trabalham de modo voluntário na sua confecção.