IMIGRAÇÃO. Período de inscrição no Sorteio de Vistos de Diversidade 2025 vai até 7 de Novembro (Brasil excluído)

Os interessados num dos 55 mil vistos a serem atribuídos pela chamada ‘Diversity Visa Lottery’ (Lotaria de Vistos de Diversidade) referente ao ano de 2025, têm agora até à meia-noite do dia 7 de Novembro de 2023 para o fazerem.

O Governo norte-americano abriu a lotaria no passado dia 4 de Outubro deste ano.

Recomenda-se aos interessados que não esperem até ao final do período de candidaturas dado o elevado tráfego do portal online onde as candidaturas devem ser efectuadas [ https://dvprogram.state.gov ].

Apenas se aceita uma candidatura por pessoa a cada vez que a lotaria de vistos é aberta; o facto de submeter mais que uma candidatura, poderá levar à desqualificação do candidato.

A Lotaria de Vistos de Diversidade foi criada em 1995 pelo decreto Act of 1990 por forma a criar uma maior diversidade entre os emigrantes a quem é atribuída a oportunidade de viver nos Estados Unidos.

Os 55 mil vistos a serem atribuídos ao ano fiscal de 2025 serão seleccionados ao acaso por computador.

Todos os cidadãos de países de expressão oficial portuguesa (Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), com a excepção do Brasil, poderão candidatar-se à lotaria de 2025. Apesar de a China se encontrar na lista de países não-incluídos na lotaria, os residentes de Macau, o ex-protectorado português na Ásia, poderão igualmente faxzê-lo.

A lista de países excluídos da lotaria de 2025 é a seguinte: Bangladesh, Brasil, Canadá, China (incluindo Hong Kong mas não Macau), Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Haiti, Honduras, Índia, Jamaica, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Coréia do Sul, Venezuela e Vietname.

Pela primeira vez em muitos anos, também residentes do Reino Unidos e territórios poderão habilitar-se aos Vistos de Diversidade.

Cidadãos de países não-incluídos na lotaria destes vistos, poderão, contudo, candidatar-se através de um cônjuge de um país autorizado.

Os candidatos também deverão ter pelo menos 12 anos de escolaridade oficial e dois anos de experiência profissional nos últimos 5 anos.

A lotaria é grátis; se lhe aparecer uma oportunidade online para se habilitar em que lhe peçam pagamento, é porque está a ser enganado.

Apesar de o Departamento de Estado norte-americano por regra enviar um email aos candidatos a acusar a recepção da entrada na lotaria, não o fazem em relação ao resultado final da mesma.

Os resultados da lotaria de vistos de diversidade de 2025 serão conhecidos dia 4 de Maio de 2024.