IMIGRANTE DE BRAGA NOS EUA JÁ FEZ CERCA DE 2 MIL MÁSCARAS DE PROTECÇÃO
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
A azáfama é grande no número 15C da Utility Drive, na cidade norte-americana de Palm Coast, Flórida. Onde normalmente a minhota Lucy Paulo se dedica a arranjos de costura, o estabelecimento ’Alterations by Lucy’, agora 100% do tempo e energia são para a feitura de máscaras de protecção ao rosto.
“Em semana e meia, já fizemos de 1500 a 2000 máscaras”, disse Lucy Paulo ao jornal LUSO-AMERICANO. “Estamos a seguir um modelo que inclui um filtro e uma pequena peça para apertar junto ao nariz.”
Paulo diz ter optado por materiais têxteis com padrões alegres, “para também pormos um sorriso no rosto das pessoas.”
❝JÁ TIVE ENCOMENDAS DA CALIFÓRNIA, MASSACHUSETTS, RHODE ISLAND, MAINE E OHIO E TAMBÉM VENDEMOS EM AVULSO❞
➥Lucy Paulo, modista
‘Alterations by Lucy’
A imigrante portuguesa, que vive há mais de 50 anos nos Estados Unidos, diz estar sem mãos a medir… “Já tive encomendas para a Califórnia, Massachusetts, Rhode Island e Maine”, conta. “Agora estamos a finalizar um pedido de 350 para Ohio. Parei tudo o que estava a fazer para dar resposta a esta necessidade de máscaras que a COVID-19 criou. É muito mais importante nesta altura e as minhas clientes compreendem a situação. É tudo por uma boa causa.”
A modista está a cobrar $6 por máscara “para cobrir apenas os custos dos materiais e para nos podermos manter de portas abertas”, explica. “Não peço nada pela mão-de-obra.”
O estabelecimento tem máscaras disponíveis para quem as quiser comprar avulso, “mas a prioridade são mesmo as encomendas para os sectores que mais necessitam.”
Lucy Paulo radicou-se em Palm Coast há 15 anos, depois de ter vivido algumas décadas no estado de Rhode Island. Montou o ‘Alterations by Lucy’ há cerca de 13 anos; entretanto, juntamente com o marido, António Paulo, possuem já dois outros negócios de lavagem em seco, em Palm Coast e Ormond Beach.
Antes da situação de pandemia ter atingido os EUA, dava emprego a 5 pessoas; agora, conta com um punhado de voluntários (“incluindo jovens luso-descendentes com 12 e 14 anos”) que se ofereceram para ajudar na feitura das máscaras.
O marido e os filhos fazem parte do esforço. “Aliás, a ideia foi mesmo do meu filho Daniel”, repara.
❝ESTOU A FAZÊ-LO COM TODO O AMOR NO CORAçÃO E NA ESPERANÇA DE QUE PODERÃO AJUDAR A SALVAR VIDAS❞
➥Lucy Paulo, modista
‘Alterations by Lucy’
Lucy Paulo diz nunca ter imaginado “que um dia haveria de estar a fazer estas máscaras. Mas estou a fazê-lo com todo o amor no coração e na esperança de que poderão ajudar a salvar vidas. Em alturas destas, temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance.”
Uma das recompensas do seu esforço é ver as pessoas passarem pelo estabelecimento, que agora mantém de porta fechada, “e do lado de fora porem a mão no lado esquerdo do peito em jeito de agradecimento. O que muito me comove.”
A modista minhota confessa que preferia estar em casa “para me acautelar, como todas as pessoas. Mas enquanto puder, é aqui que vou estar.”
✂️ALTERATIONS BY LUCY
15C Utility Drive
Palm Coast, FL 32137
☎️(386) 246-0085