INCÊNDIO NA MADEIRA: Sessenta pessoas retiradas da Furna
O incêndio rural que lavra na Madeira mantinha às 19:00 horas locais de ontem, duas frentes e estava a motivar a retirada de cerca de 60 pessoas da Furna, mas a situação geral era “aparentemente mais tranquila”, segundo o Governo Regional.
Numa conferência de imprensa para fazer um ponto de situação do combate ao fogo – que deflagrou na quarta-feira da semana passada na Serra de Água, concelho da Ribeira Brava, e passou depois aos municípios de Câmara de Lobos e Ponta do Sol -, o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, indicou que se mantêm activas, ao início da noite, as frentes da Encumeada (Ribeira Brava) e do Paul da Serra (Ponta do Sol).
Há também registo de um reacendimento no Curral das Freiras, em Câmara de Lobos, município onde o dispositivo mantém uma “vigilância activa”.
Uma bombeira da equipa de reforço proveniente dos Açores teve ontem de ser transportada para o Hospital Nélio Mendonça, no Funchal, não tendo ainda o governante informação concreta sobre o seu estado de saúde.
60 concelhos em perigo máximo
Entretanto, mais de 60 concelhos estavam ontem em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou oito distritos sob aviso amarelo.
Em perigo máximo de incêndio estavam mais de 60 concelhos dos distritos de Santarém, Faro, Vila Real, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança.
A temperatura máxima mais elevada prevista para ontem terá sido alcançada em Castelo Branco com 39 graus Celsius, seguida de Beja e Évora com 37, Portalegre 36 e Bragança 34.
O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente em perigo muito elevado e elevado de incêndio.
De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sábado.
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.