Incêndios florestais no Texas obrigam fábrica de armas nucleares a suspender actividades

Uma unidade de fabrico de armas nucleares perto da cidade de Amarillo, norte do Texas, teve de suspender as suas actividades na noite da passada terça-feira, devido à localização próxima de incêndios florestais, que estão a assombrar o estado.

A Pantex é a principal instalação de montagem e desmontagem de arsenal nuclear americano (bombas), desde 1975, e localiza-se a 17 milhas a nordeste de Amarillo.

“Retiramos o pessoal não essencial do local, apenas por uma questão de precaução”, disse a porta-voz do gabinete de Produção da Administração Nacional de Segurança Nuclear Pantex , numa conferência de imprensa.

Quarta-feira, através das suas redes sociais já anunciou que “está aberta para as operações normais do turno do dia” e que todo o pessoal devia apresentar-se ao serviço de acordo com o horário que lhe tinha sido atribuído.

O Serviço Florestal do Texas anunciou que 25 dos 31 incêndios florestais registados estão sob controlo, mas frisou que um dos indomáveis já devastou cerca de 1.200 quilómetros quadrados.

Estes incêndios já obrigaram a evacuações e cortes de electricidade; ainda é desconhecido o número de casas e outras estruturas danificas os destruídas.