Índia termina missão espacial robótica no pólo sul da lua

A Índia terminou a sua missão espacial no pólo sul da Lua, antes do pôr-do-sol, quando a sonda entrou em modo de suspensão à semelhança do que sucedeu antes com o robô. A missão Chandrayaan-3 “alunou” em 23 de Agosto, fazendo da Índia o primeiro país a “alunar” na região do polo sul, que terá grandes quantidades de água gelada e onde os EUA querem colocar em 2025 a primeira astronauta mulher e o primeiro astronauta negro.

Estava previsto que a missão indiana na superfície da Lua durasse à volta de 14 dias, período de carga útil das baterias da sonda e do robô com energia solar.

O “apagar” da sonda estava previsto para as 15:30 pm, de acordo com uma mensagem da Organização Indiana de Investigação Espacial na rede social X (ex-Twitter).

Caso as baterias sobrevivam às temperaturas negativas extremas e se mantenham com cargas mínimas, sonda e robô poderão eventualmente “acordar” a 22 de Setembro, altura em que começa um novo dia lunar no polo sul e regressa a luz solar à região permitindo recarregar as baterias.