Industria Petroquímica – EUA sancionam rede de empresas iranianas
O Departamento do Tesouro dos EUA sancionou uma rede de empresas iranianas, bem como empresas alegadamente de fachada localizadas na China e nos Emirados Árabes Unidos, usadas para contornar o veto comercial contra a indústria petroquímica iraniana. O Tesouro anunciou o bloqueio de todas as propriedades nos Estados Unidos da América das empresas e indivíduos sancionados e proibiu-os de fazer negócios sob a lei norte-americana.
As empresas iranianas sancionadas são a Marun, Kharg e Fanavaran, acusadas de fornecer materiais e serviços à Triliance, uma petroquímica iraniana que já foi sancionada pelos Estados Unidos em 2020.
O Tesouro também sancionou a Keen Well e Teamford, com sede em Hong Kong, e a GX Shipping, Future Gate, Sky Zone e Youchem, com sede nos Emirados Árabes Unidos, por alegadamente receberem e realizarem transações secretas para a Triliance. As autoridades dos EUA impuseram ainda sanções contra o corrector chinês Jingfeng Gao e o indiano Mohammad Shaheed Ruknooddin Bhore por trabalharem para a empresa petroquímica iraniana.