Infanta Maria Francisca casou-se no Convento de Mafra
A filha de D. Isabel e D. Duarte de Bragança casou-se no último sábado, 7 de Outubro, com o o jovem advogado Duarte de Sousa Araújo Martins, no imponente Convento de Mafra, onde foram acolhidos por uma significativa e participativa multidão e na presença de mais de mil convidados.
A infanta Maria Francisca chegou à Basílica acompanhada pelo pai, D. Duarte Pio, numa calèche, e exibiu um simples e elegante vestido em milkado de seda da autoria da costureira Luzia do Nascimento, com cauda. Um look que completou com um diadema de 800 brilhantes, que a mãe também usou no seu casamento, no Mosteiro dos Jerónimos, há 28 anos, e uma pulseira, que pertenciam à rainha D. Amélia.
Depois da bonita cerimónia religiosa que terminou com Cante alentejano e celebrada por D. Clemente, os noivos foram aplaudidos pela multidão, com quem partilharam o primeiro bolo dos noivos. Uma criação do chef Hélio Loureiro, confeccionado com noz e doce de ovo, que os noivos cortaram com um sabre e distribuíram pelos populares presentes na praça.
Maria Francisca de Bragança e Duarte de Sousa Araújo Martins seguiram depois para os claustros do Convento, onde foi servido um cocktail aos cerca de 1200 convidados e os noivos cortaram um segundo bolo de noiva de 130 quilos, também da autoria do chef Hélio Loureiro, decorado com corações em filigrana de prata de Gondomar, da autoria do joalheiro José Soares. Visivelmente descontraídos e emocionados, os noivos espelhavam bem a felicidade que estavam a viver. Seguiu-se depois um jantar reserva- do apenas aos familiares na casa dos duques de Bragança, em São Pedro de Sintra, no mesmo local onde, na véspera, foi celebrado um arraial de boas-vindas aos convida- dos e onde a noiva honrou as tradições portuguesas ao vestir um traje de minhota.
“Estou emocionada e muito feliz. Estou radiante, confessou a noiva. Um sentimento também partilhado pelo noivo em entrevista à TVI, que teve o exclusivo da transmissão do casamento: “É indescritível. Só quero agradecer a todos o carinho e o cuidado que têm tido connosco”,afirmou, sem esquecer a multidão que os aplaudiu na rua: “Foi muito emocionante e comoveram-nos muito.”, admitiu, emocionado.