INICIATIVA DO CONSULADO PORTUGUÊS EM PARCERIA COM O INSTITUTO CAMÕES

Encontra-se já concluído o painel de azulejaria tradicional portuguesa, da autoria do artista plástico local Fernando Silva, celebrando o centenário do nascimento da grande fadista portuguesa Amália Rodrigues (1920-2020), que este ano se comemora.

O painel será oficialmente colocado, no próximo mês de Janeiro, numa fachada exterior do ponto central (“Cinco esquinas”) da emblemática “Ferry Street” (no coração do Ironbound de Newark), conferindo-lhe essa localização num local público da mais emblemática rua “portuguesa” dos EUA uma particular visibilidade.

O projecto, de iniciativa do Consulado Geral de Portugal em Newark, com o apoio do Instituto Camões e de elementos da comunidade portuguesa, tem um duplo objectivo como referiu o cônsul geral de Portugal em Newark Pedro Monteiro,” assinalar, de forma perene, o centenário da nossa grande figura do fado e, desse modo, celebrar a nossa canção nacional e a cultura portuguesa e deixar mais uma marca de identidade portuguesa num bairro identificado com a comunidade luso-americana, mas que nos últimos anos tem vindo a perder alguma dessa identidade”.

Em Janeiro, numa das mais emblemáticas ruas de Newark, a Ferry St. Apelidada e bem de rua dos portugueses, a presença da nossa diva vai ainda mais imortalizar essa presença que reforça o nosso cunho e identidade numa cidade, onde a nossa presença quer se queira quer não continua a ser vital.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *