INOVAÇÃO: Nova ferramenta ajuda em caso de perda auditiva
Investigadores da Universidade de Maryland, Estados Unidos, lançaram uma nova ferramenta online que poderia fazer avançar mais rapidamente as descobertas médicas para inverter a perda auditiva progressiva.
Os investigadores criaram uma ferramenta gratuita, chamada Recurso de Análise da Expressão Genética (gEAR, na sigla em inglês), que permite o acesso fácil a dados genéticos e outros dados moleculares de centenas de estudos sobre a função auditiva e o ouvido.
Na investigação foram incluídos mais de 800 conjuntos de dados no portal gEAR, que foram analisados cuidadosamente antes de serem introduzidos.
A aplicação tem mais de 1.200 utilizadores registados e mais de 80 citações de estudos.
Os investigadores afirmaram que o portal permite um acesso rápido aos dados e fornece a visualização de conjuntos de dados facilmente interpretáveis.
Os cientistas podem também introduzir os seus próprios dados e compará-los com outros conjuntos de dados para ajudar a determinar o significado das suas descobertas.
Na investigação esta ferramenta foi criada para que os utilizadores do portal pudessem adicionar dados ao gEAR para visualizar os seus dados num ambiente privado, permitindo ver os resultados no contexto de outros dados públicos antes de serem publicados.
Os investigadores explicaram que a criação do gEAR teve como objectivo principal a compreensão da regeneração das células capilares, ou seja, o porquê de as células capilares no ouvido se regenerarem em certos animais mas não nos humanos.
Os investigadores concluíram que compreender como a expressão de certos genes desempenha um papel na regeneração das células capilares e como as enzimas e outras proteínas medeiam esse processo poderia levar a novos tratamentos para reverter a perda auditiva.