Intenção de compra cresce na Black Friday entre consumidores brasileiros
De acordo com o estudo, que ouviu mais de 1.800 brasileiros conectados das classes A, B e C de todo o Brasil em julho de 2023, duas em cada três pessoas no país pretendem comprar produtos na temporada promocional de Novembro. A Black Friday deste ano será de mais vendas para o varejo e maior diversificação na cesta de produtos. É o que aponta uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, que detalha que a intenção de compra para a data cresceu na maioria das categorias analisadas. A empresa realizou um evento nesta quinta-feira (28) para apresentar os resultados.
Das 20 categorias analisadas pelo relatório, 16 tiveram crescimento na intenção de compra. A categoria que mais se destacou foi a de beleza e perfumaria, cuja intenção de compra para a Black Friday está 18 % (p.p.) maior do que no ano passado. Electrodomésticos (+10 p.p.), electroportáteis (+ 9pp), equipamentos de áudio & vídeo (+9pp); roupas & acessórios (+7 p.p.); roupas & calçados esportivos (+7 p.p.), móveis (+5 p.p.) e calçados (+5 p.p.) são outras categorias que estão atraindo maior desejo do consumidor.
As buscas pelo termo Black Friday no Brasil cresceram 24% comparado ao mesmo período de 2022, mesmo faltando 2 meses para a data. Além disso, mui- tas das categorias com alta intenção de compra já começam a ser pesquisadas pelos consumidores. Por exemplo, segundo a pesquisa, em média, 6 em cada 10 brasileiros que declaram querer comprar TVs, equipamentos de áudio e vídeo, eletrodomésticos e celulares na data promocional começam a buscar o produto com um mês ou mais de antecedência.