Inundações causaram milhares de mortos e desaparecidos: Manifestantes incendiam casa do autarca de Derna durante protestos em Líbia

A casa do presidente da câmara da cidade líbia de Derna foi incendiada por dezenas de cidadãos, durante protestos contra a gestão por parte das autoridades locais das inundações no nordeste do país, que causaram milhares de mortes. 

Abdulmenam Al Gaizi, até agora autarca, foi suspenso há poucos dias pelo Governo de Benghazi (leste) enquanto se aguarda a conclusão de uma investigação judicial sobre o desastre ocorrido nesta localidade, noticiou a agência Efe. 

Segundo as autoridades líbias, estima-se que tenham morrido 11.300 pessoas e que outras 10 mil estejam desaparecidas, sendo que Al Gaizi referiu que o número de mortos pode chegar aos 20 mil. 

Milhares de cidadãos de Derna reuniram-se na Praça dos Mártires, no centro, e pediram a destituição do presidente do Parlamento, Aquila Salah, que acusam de dificultar o processo de unificação do país após 12 anos de conflito.