INVESTIGAÇÃO: Beber café regularmente diminui riscos cardíacos
Investigadores da Associação Americana do Coração, Estados Unidos da América, sugerem que beber uma ou mais chávenas de café com cafeína pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca.
Os investigadores utilizaram aprendizagem mecânica para examinar dados de 21.000 participantes do Estudo do Coração de Framingham e compararam-nos com dados do Estudo do Risco de Aterosclerose nas Comunidades e do Estudo da Saúde Cardiovascular, sendo que cada estudo incluiu pelo menos 10 anos de seguimento.
Os investigadores classificaram o consumo de café como 0 chávenas, 1 chávena, 2 chávenas e 3 chávenas por dia.
O consumo de café foi autorrelatado pelos participantes, não estando disponível nenhuma unidade de medida padrão.
A investigação mostrou que, nos três estudos, as pessoas que relataram ter bebido uma ou mais chávenas de café com cafeína tinham um risco reduzido de insuficiência cardíaca a longo prazo.
A investigação observou ainda que o risco de insuficiência cardíaca ao longo de décadas diminuiu 5 a 12% por chávena de café por dia, em comparação com a falta de consumo de café.
No Estudo do Risco de Aterosclerose nas Comunidades, o risco de insuficiência cardíaca não variou entre 0 a 1 chávena por dia, no entanto, foi cerca de 30% mais baixo nas pessoas que bebiam pelo menos 2 chávenas por dia.
Os investigadores verificaram também que beber café descafeinado parecia aumentar significativamente o risco de insuficiência cardíaca no Estudo do Coração de Framingham, no entanto, no Estudo da Saúde Cardiovascular, não houve aumento ou diminuição do risco de insuficiência cardíaca associado ao consumo deste tipo de café.
Os investigadores concluíram que os resultados mostraram que o consumo de cafeína parecia estar associado à diminuição do risco de insuficiência cardíaca.