INVESTIGAÇÃO CANADIANA: Criado ‘spray’ nasal para tratar doença de Alzheimer’

Investigadores da Universidade de York, no Canadá, fizeram progressos significativos no desenvolvimento de um spray que ajuda a entregar um medicamento para a doença de Parkison. 

Os investigadores afirmaram que o medicamento levodopa é convertido em dopamina no cérebro, que compensa o défice de células produtoras de dopamina em doentes com Parkinson e ajuda a tratar os sintomas da doença. 

Os investigadores explicaram, no entanto, que após um longo período de utilização o corpo começa a decompor o medicamento antes de este chegar ao cérebro, sendo necessário aumentar a dosagem, e, em fases posteriores, por vezes, em vez de comprimidos, o medicamento tem de ser injectado. 

Na investigação foi criado um gel, carregado com levodopa, que poderia fluir para o nariz como um líquido e depois mudar rapidamente para uma fina camada de gel no interior do mesmo. O método foi testado em modelos animais, onde a levodopa foi libertada com sucesso do gel para o sangue e directamente para o cérebro.

Os investigadores verificaram que o gel forneceu ao medicamento uma melhor aderência dentro do nariz, o que permitiu melhores níveis de absorção tanto para o sangue como para o cérebro.

Os investigadores planeiam agora incorporar estes materiais em dispositivos de pulverização nasal para avançar para ensaios clínicos em humanos, tendo também esperança de que esta abordagem pode também ser eficaz para outras doenças neurodegenerativas, tais como a doença de Alzheimer.