INVESTIGAÇÃO CHINESA: Desenvolvida nova vacina terapêutica para a leucemia

Investigadores da China desenvolveram um novo tipo de vacina terapêutica contra a leucemia que utiliza microcápsulas autocurativas de ácido poliláctico para encapsular um novo epítopo do peptídeo e o anticorpo PD-1.

A investigação revelou a elevada expressão de EPS8 e PD-1/PD-L1 em doentes com leucemia, que poderiam ser respectivamente utilizados como um novo tipo de antigénio de leucemia e um alvo de controlo para uma vacina contra a leucemia.

Os investigadores esclareceram que na nova vacina, os epítopos do peptídeo e os anticorpos PD-1 podem ser carregados de forma simples e eficiente em microcápsulas de ácido poliláctico, facilitados pela função de autocura da microcápsula.

Os investigadores explicaram que após uma única vacinação, a deposição e degradação das microcápsulas no local de injecção levam ao recrutamento de células activadas com antigénio e à libertação sustentada de ambas as substâncias.

Os investigadores acrescentaram que com o sinergismo destas duas substâncias observaram uma melhoria significativa na activação específica de linfócitos T citotóxicos.