INVESTIGAÇÃO: Combinação de fármacos eficaz contra tumores cerebrais
Investigadores dos Estados Unidos descobriram que uma combinação de dabrafenibe e trametinibe teve um efeito positivo em doentes com tumores cerebrais altamente malignos.
Os investigadores testaram o tratamento em 13 doentes com gliomas de baixo grau e que possuíam tumores com uma mutação genética, conhecida como v600E, no gene BRAF.
Desses doentes, nove tiveram uma taxa de resposta de 69% ao tratamento.
Os investigadores explicaram que os dois fármacos visam proteínas na via MAPK, uma cadeia de sinalização de proteínas que pode causar um crescimento descontrolado que leva a tumores.
A investigação mostrou que a combinação de medicamentos, que bloqueou uma via de sinalização de crescimento celular hiperactivo, encolheu os tumores em 50% ou em mais de um terço em 45 doentes com gliomas de alto grau difíceis de tratar.
Os investigadores verificaram que três doentes tiveram respostas completas, ou seja, os seus tumores já não eram detectados nos exames de imagem, e 12 tiveram uma contracção parcial dos seus tumores.
Os doentes não ficaram curados, mas aqueles que reagiram aos medicamentos experienciaram benefícios duradouros.
Os investigadores concluíram que, embora os medicamentos só ajudassem os doentes cujos tumores tivessem a mutação V600E, este é um passo importante para o tratamento do glioblastoma.