INVESTIGAÇÃO: Ioga e meditação ajudam a reduzir dor crónica
Investigadores da Associação Osteopática Americana, Estados Unidos, descobriram que cursos de ‘mindfulness’ de redução do ‘stress’ beneficiam doentes com dor crónica e depressão.
Os investigadores acreditam que a meditação ‘mindfulness’ e o ioga podem ajudar a restaurar tanto a saúde mental como física do doente e podem ser eficazes sozinhos ou em combinação com outros tratamentos, tais como terapia e medicação.
Na investigação os participantes receberam um curso intensivo de meditação ‘mindfulness’ e hatha ioga ‘mindful’ durante um período de oito semanas.
Os investigadores descobriram que a meditação ‘mindfulness’ e o ioga levaram a melhorias significativas nas percepções dos doentes à dor, depressão e incapacidade.
Os investigadores também utilizaram o Questionário de Saúde do Paciente nos participantes, uma medida padrão de depressão, e verificaram que esta desceu 3,7 pontos numa escala de 27 pontos, sendo que alguns doentes sofreram uma queda semelhante devido ao uso combinado de antidepressivos.
O estudo verificou que a maioria dos participantes no estudo, 89%, relatou que o programa os ajudou a encontrar formas de lidar melhor com a sua dor, enquanto 11% permaneceram neutros.
Os investigadores concluíram que com esta investigação verificaram que existem tratamentos não-farmacêuticos eficazes e que a meditação e o ioga podem ser uma opção viável para as pessoas que procuram alívio da dor crónica.