INVESTIGAÇÃO JAPONESA: Aparelho ajuda a monitorizar intestino irritável

Investigadores da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, criaram um dispositivo capaz de identificar alterações no sistema nervoso de doentes com síndrome do intestino irritável (SII).

A SII é caracterizada por uma dor abdominal crónica relacionada com os movimentos intestinais, podendo causar diarreia e obstipação. 

Esta doença reduz consideravelmente a qualidade de vida dos doentes, uma vez que a SII pode causar momentos de desconforto imprevisíveis para os mesmos.

Os investigadores registaram a actividade do sistema nervoso de doentes com SII e de pessoas saudáveis, utilizando um dispositivo que podia ser colocado junto ao corpo dos doentes e que estava associado a uma aplicação de smartphone onde os participantes podiam registar os seus movimentos intestinais, dores abdominais e actividades diárias. 

A investigação mostrou que o sistema nervoso simpático dos doentes com SII foi activado 2 minutos antes da defecação e persistiu até 9 minutos após a mesma. 

Esta revelou ainda que a activação do sistema nervoso simpático estava associada a uma maior dor abdominal e a uma menor qualidade de vida nos doentes com SII. 

Os investigadores explicaram que se os movimentos intestinais, dores abdominais e eventos de estilo de vida dos doentes forem registados em tempo real, o dispositivo será capaz de medir eficazmente as funções do sistema nervoso autónomo e assim ajudar as pessoas com SII a gerirem os seus sintomas.